Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Ourém News.com | 11:48 |

Você sabe como o carnaval começou?

O carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses, que faziam batalhas simuladas nas quais utilizavam como arma uma mistura de ovos crus, milho, feijão, areia, água e cartuchos de pó que eram soprados por meio de tubos. A violência era tão grande que essas batalhas acabaram sendo proibidas pelo governo do Brasil Colônia.

A população, entretanto, sempre dava um jeitinho de manter o espírito da brincadeira, embora com modificações. Ao longo do tempo, os objetos utilizados durante as batalhas simuladas foram substituídos por flores. O pó que era misturado à água e sujava as pessoas foi trocado por limões-de-cheiro, recipientes que continham água perfumada. Em 1906, eles foram substituídos pelo lança-perfume, tubo de metal com spray que causava arrepios na pele das pessoas devido à mistura gelada à base de éter. O lança-perfume também acabou proibido, anos mais tarde, por causa do uso indevido.
Um dos ítens mais importantes das festas de carnaval sempre foi a fantasia. No Brasil, pierrôs, arlequins, colombinas, príncipes, turcos, piratas, chineses e guerreiros foram fantasias introduzidas pela Corte portuguesa. Em 1852, um português radicado no país resolveu sair à rua tocando um tambor, numa alusão saudosa aos antigos carnavais de sua terra. A idéia logo ganhou adeptos e imortalizou o tipo de bateria com o nome de seu criador, Zé Pereira.
Outros instrumentos foram acrescentados à banda. O compasso era marcado com pedaços de ferro, panelas, latas vaz
ias, solas de tamancos e, na falta de outro objeto, com a palma das mãos. O primeiro carnaval oficial de rua foi realizado no Brasil em 1884, em Salvador, Bahia. No início, a festa se limitava a uma imitação do famoso carnaval de Veneza, com o luxo que o desenvolvimento da capital baiana permitia àquela época. Aos poucos, porém, a festa foi adquirindo ares de animação e o caráter popular que tem hoje, contagiando turistas do Brasil e do exterior com sua espontaneidade e alegria.
A história registra que a primeira escola de samba carioca foi a Deixa Falar, fundada em 1929 no bairro do Estácio. Como funcionava próximo a uma escola normal, ela recebeu dos sambistas que se reuniam no local o nome de
“escola de samba”. Como não havia muita organização naquela época, cada escola se fantasiava como podia, sem respeitar um enredo determinado. Por isso, alguns historiadores acreditam que a atual escola de samba da Portela tenha recebido, originalmente, o nome de “Vai Como Pode”.
Hoje, o carnaval deixou de ser uma festa exclusiva do Rio de Ja
neiro e se expandiu para todo o país, ganhando em cada Estado uma característica diferente. O trio elétrico impera na Bahia, o frevo e o maracatu alegram as ruas de Pernambuco e as escolas de samba constituem as principais atrações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O maior baile de carnaval brasileiro não é realizado no Brasil. Ele existe há mais de 35 anos e acontece em Toronto, no Canadá. O Brazilian Carnival Ball foi criado pela mineira Anna Maria de Souza com caráter beneficente e agita a cidade canadense, em geral no mês de abril. O Palácio de Convenções se transforma numa cópia da passarela do samba, apresentando show de artistas brasileiros.
A cada edição, o baile reúne cerca de 2 mil convidados que não hesitam em desembolsar alguns milhares de dólares para ajudar a cada ano um hospital do Brasil e outro do Canadá. Em 2001, por exemplo, as contribuições e patrocínio
s concedidos ao baile alcançaram U$ 2,5 milhões. A arrecadação acumulada nessas três décadas e meia totaliza mais de U$ 18 milhões.

FONTE:Agência Brasil




Social



Maria Paula Recebe Amiguinhos Para Festejar Seus 2 Aninhos

No ultimo sábado (28/01) a pequena Maria Paula, festejou com muita brincadeira ao lado dos pais, Amaury Ramalho e Maria Almeida, familiares e amigos a passagem do seu segundo aninho de vida. A farra dos dois anos aconteceu no espaço de eventos do Salão Paroquial e contou com a participação de muitos convidados e uma ornamentação impecável. A animação ficou por conta do casal de Palhaço Pipa e Pimpão que com muita palhaçada animaram a criançada durante todo o evento. Os pais não escondiam tamanha felicidade, enquanto a pequena princesa transbordava muita energia e felicidade.

Nossa equipe esteve presente registrando tudo e participando do animado aniversário. Aproveitando a oportunidade, desejamos a simpática Maria Paula muitas felicidades, e que o Menino Jesus esteja sempre presente por sua vida.

Parabéns!!!


Beatriz Auxy Comemora Seus 2 Anos Com Muita Alegria

A Vila Igarapé-Açú município de Capitão Poço esteve em festa no ultimo sábado (28/01), pela passagem do aniversário da pequena pérola, Beatriz Auxi. Os pais, Sérgio Roberto e Keylla Matos radiante de felicidade receberam familiares e amigos para comemorar juntos os dois aninhos da pequena casula.

O casal preparou a seguinte mensagem em homenagem para a aniversariante:

Hoje é um dia muito especial...
Você nem imagina
a grande alegria que estamos sentindo por compartilhar deste momento todo seu...
finalmente a data tão esperada dos teus dois aninhos chegou...
É hora de festejar, se dive
rtir e aproveitar cada minuto desta festa...

Você está crescendo, e isso mudará completamente sua rotina de vida...
lógico, para melhor...

Pois, a partir de agora, cada ano que passar você terá muitas maravilhas para viver ao lado das pessoas que te amam...

E, nesta data especial, queremos homenageá-la de forma bem diferente...
Com muito afeto, carinho, mais acima de tudo te proporcion
ando o nosso aconchego para descansar de qualquer cansaço.

Parabéns Beatriz Auxi, por esta passagem bonita em sua vida...

Parabéns pelos teus dois aninhos...
Este dia jamais será esquecido por todos nós, e acreditamos quem um dia saberá entender porque tanta festa proporcionada.
Parabéns!!!
seja muito feliz.

Homenagem especial dos pais: Sérgio Roberto e Keylla Matos, irmãos: Breno Matos e Bruno Varanda.

Da vó Vera Lúcia, dos bizas avós: Maria e Gutão.

Da vó biza Manuela Matos e madrinhas, Aline de Cássia e Aline Matos.

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados