Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Turísmo

Ourém News.com | 17:49 |

Fotos: Paulo Bragança

O MISTERIOSO LAGO DO JUQUIRI


O município de Capitão Poço no nordeste paraense tem por característica um povo bravo e trabalhador. O sangue nordestino até os dias de hoje corre nas veias dos pocenses, com muito fervor e dedicação na batalha diária. A terra da laranja se tornou um município economicamente potente através de sua agricultura e pecuária. Capitão Poço guarda ainda algumas peculiaridades que poucos conhecem. O lago do Juquiri, por exemplo, é uma dessas raras riquezas. Distante aproximadamente uns 31 km da sede do município, o soberano lago exala toda a sua grandeza e beleza na comunidade que lhe proporcionou o nome, vila Juquiri.

Não sabemos ao certo sua formação, porém o lago de águas mansas tem como principal riqueza, a abundância de peixes que completa permanentemente a mesa farta dos comunitários da vila, além de já ter contribuído com a criação de várias gerações nativas da comunidade. O lago é sem dúvida um espetáculo natural, bem preservado pelos próprios moradores, que aplicam regras e condições de pescaria para resguardar as espécies. Hoje não é permitido pescar de visor, fisga, boticão de serrado entre outras formas que botem em risco uma garantia futura. Os moradores da vila, ainda em sua maioria fazem do lago uma via de transporte marítimo, (canoas de madeiras), pois encurta o caminho para chegar às comunidades vizinhas.

Infelizmente a beleza do lago, não esconde o contraste da falta de saneamento básico para a comunidade. Hoje os cidadãos da vila Juquiri não dispõem de energia elétrica e nem água potável de qualidade. Todos os Gestores que já administraram o município de Capitão Poço, ainda não foram capazes de proporcionar uma condição digna as famílias que ali residem. À olho nu observamos que falta muito a ser feito pela comunidade, sem falar num investimento melhor para toda a região que passa pelas mesmas dificuldades. Isso como uma diferencia: O privilégio que a vila Juquirí tem por possuir um lago que garante o alimento diário.

A Prefeitura de Capitão Poço poderia pensar em elaborar um grande projeto turístico para aquela região, que dispõe de inúmeras riquezas naturais. O lago do Juquiri seria um grande cartão postal para esta iniciativa. Como uma das várias opções, os turistas praticariam a pesca esportiva além do passeio ecológico pelas águas calmas do imenso lago.

POR: PAULO BRAGANÇA

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados