Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Dicas de Saúde

Ourém News.com | 11:57 |

Leia: Medicamento proibido - U R G E N T E- RISCO DE MORTE///Informações sobre queimaduras///Saiba mais...

PRIMEIROS SOCORROS NAS QUEIMADURAS///
 
COMO AJUDAR DE FATO ?
O QUE FAZER, E O QUE NÃO FAZER ATÉ O SOCORRO MÉDICO?

1. Como saber se as pequenas queimaduras domésticas precisam ser avaliadas pelo médico?
Pequenas queimaduras de 1o grau (sem a formação de bolhas) podem ser tratadas em casa, limpando-se o local com água ou soro fisiológico e passando-se vaselina líquida várias vezes ao dia. A vaselina, que se adquire em qualquer farmácia, é uma substância neutra que vai re-hidratar a pele criando condições propícias para a regressão do processo inflamatório. Antiinflamatórios e analgésicos comuns podem ser tomados para dor. A área atingida deve ficar constantemente molhada com a vaselina e mantida exposta.
Já as queimaduras de 2o grau (que formam bolhas) devem necessariamente ser vistas pela equipe médica, mesmo que pequenas, pois cuidados devem ser tomados para evitar as possíveis complicações causadas pela má condução da ferida como, por exemplo, as infecções, necroses, manchas na pele, retrações cicatriciais e alterações funcionais.
2. O que devemos fazer no momento da queimadura, antes de chegar ao pronto socorro?
Deve-se lavar a área queimada com água limpa e fria. Com um pano limpo embebido nesta água faz-se uma compressa para proteger a ferida enquanto se chega até o hospital.
IMPORTANTE: NÃO se deve passar qualquer substância na queimadura, como óleo de cozinha, pasta de dente, pomadas amarelas etc...
Estes produtos embora proporcionem um alívio inicial da dor, podem acarretar dificuldades para o tratamento além de um sofrimento adicional para serem retirados posteriormente. A compressa fria também alivia a dor sem prejudicar o tratamento médico.
3. Podemos colocar gelo na queimadura?
O contato direto de gelo com a ferida deve ser evitado, pois este poderá causar mais agressão às células, pela baixíssima temperatura. A compressa fria tem o mesmo efeito e é bastante mais segura.
4. O que devemos fazer com as bolhas, quando se formam?
As “flictenas”, também chamadas de “bolhas” devem ser não apenas esvaziadas, mas também debridadas, ou seja, deve-se retirar a pele morta e descolada para evitar infecções. Este procedimento não deve ser feito em casa mas sim em ambiente hospitalar de condições estéreis.
5. Quais os cuidados com as chamadas queimaduras químicas?
Várias substâncias ácidas ou alcalinas provocam queimaduras de menor ou maior gravidade. Antes de se dirigir ao pronto socorro deve-se lavar a região com água ou soro fisiológico, de maneira corrente e abundante, imediatamente após o contato. Isto diminue o potencial lesivo da substância e evita que ela continue agindo no indivíduo.
6. As queimadura por eletricidade exigem cuidados especiais?
Sim, estas lesões geralmente são mais graves do que aparentam ser. É sempre conveniente levar a vítima a um pronto atendimento com os devidos cuidados para que aquele que socorre no local do acidente não se torne uma segunda vítima de choque elétrico.
7. Se houver pedaços de roupa ou outro corpo estranho aderidos á queimadura, devo retira-los antes de chegar ao P.S.?
Não, faça apenas a compressa gelada, pois o debridamento deverá ser realizado no hospital em condições ideais de analgesia e esterilização, evitando inclusive sangramento desnecessário.
8. As queimaduras solares podem ser consideradas graves?
Sim, em casos extremos de exposição demasiada aos raios solares, os pacientes podem apresentar lesões de 1o e até 2o grau pelo efeito radioativo das ondas ultravioletas. Nestes casos pode ser necessário inclusive internação para curativos, reposição hídrica (soro pela veia) e medicação de suporte.
A utilização dos chamados “bronzeadores caseiros” (folha de figo, limão, etc...) torna a situação ainda mais crítica, sendo extremamente prejudiciais à pele.
9. Os curativos posteriores devem ou não “abafar”a queimadura?
De uma forma geral as queimaduras de 1o grau são tratadas por exposição (curativo aberto) enquanto que as de 2o e 3o graus por oclusão (curativo fechado), a não ser em face, pescoço e região genital. Isto poderá mudar de acordo com cada caso em particular, segundo a avaliação médica especializada.
· Estas informações têm o objetivo de orientar quanto aos primeiros cuidados com as vítimas de queimaduras, mas jamais deverão substituir uma avaliação médica especializada.

ATENÇÃO!!!


Medicamento proibido - U R G E N T E- RISCO DE MORTE
O Ministério da Saúde através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, suspendeu por meio da
Resolução 96, a fabricação, distribuição, manipulação,
comercialização e armazenagem de medicamentos com o principio ativo denominado FENILPROPALAMINA.
A medida foi tomada depois que a 'Food and Drug
Administration', (FDA), dos Estados Unidos, constatou
que a substância vinha provocando adversos FATAIS em
usuários americanos (hemorragia cerebral). No Brasil a suspensão é preventiva, uma vez que não existem casos relatados.
AFENILPROPALAMINAestá presente em 21
medicamentos, especialmente nos anti-gripais. Os
medicamentos suspensos são os seguintes:
1)Bernadryl dia e noite..
2)Contac
3)Naldecon Bristol
4)Acolde
5)Rinarin Expectorante
6)Deltap
7)! Desfenil
8)HCl de fenilpropalamina
9)Naldex
10)Nasaliv
11)Decongex Plus
12)Sanagripe
13)Descon
14)Descon AP
15)Descon Expectorante
16)Dimetapp
17)Dimetapp Expectorante
18)Ceracol Plus
19)Ornatrol
20)Rhinex AP
 21)Contilen
Solicito, pois, a todos que estejam utilizando
qualquer medicamento da lista acima, que suspendam a
medicação e procurem o seu médico para maiores detalhes.
Atenciosamente,
MAURICI ARAGÃO TAVARES
Médico do Trabalho
CRM.SP.33006


Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados