Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque

Ourém News.com | 00:00 |


SEGURANÇA PÚBLICA...
Pará é 1º em resolução de casos de homicídios...
Cerca de 86% das denúncias de violência registradas no Pará foram resolvidas. De acordo com a estatística apresentada pela Polícia Civil do Pará na manhã de ontem (18), o Pará é considerado destaque na redução de homicídios dolosos em comparação aos Estados do país.
Os dados foram resultados de um trabalho desenvolvido em conjunto entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado nos últimos dois anos e apresentados para a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público, Thais Schiling Ferraz, que também é coordenadora nacional do grupo de execução penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
Para Ferraz, os índices de homicídios registrados aqui no Pará são muito significantes. “Agora tive a oportunidade verificar de perto por que o Estado está em primeiro lugar do ranking nacional de oferecimento de denúncia, segundo o mapa de resolutividade da Enasp. Posso perceber o porquê da diferença tão grande em números, motivo pelo qual ter sido alcançado. Há um trabalho em conjunto. O volume é bom, está acima da média, mas se conseguirmos vencer a impunidade podemos, sim, estar, de fato contribuindo para a diminuição da criminalidade”, destacou.
Na região metropolitana de Belém, por exemplo, em 2010, foram registradas 73 denúncias para 100 mil habitantes. Já em 2011, houve uma queda significativa, mais de 30%, 50 denúncias para 100 mil habitantes. “Ficamos com a nossa faixa de resolutividade de denúncia de aproximadamente 85%. Isso é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido, das denúncias que estão sendo apuradas e, o mais importante, a transparência que está sendo colocada no Estado”, enfatizou Tom Farias, secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal. Tom ainda reforçou a importância do papel dos peritos do Instituto Médico Legal e a imprensa, no sentido de obter informações dos casos.
Além dos homicídios, o balanço de outros crimes como roubo, estupro, furto e tráfico também foram contabilizados de forma positiva.
Durante encontro na Delegacia Geral da Polícia Civil, o secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes, e gestores da polícia, como delegados de várias seccionais e integrantes da Polícia Militar e Ronda Ostensiva Tática Metropolitana, que também fazem parte da coibição, prevenção e investigação dos crimes, participaram do evento, que a princípio seria apenas uma pequena reunião, mas se tornou um momento importante para os gestores.
Denominada “Meta 2”, o trabalho está sendo realizado em cumprimento ao objetivo da Enasp, que busca atualizar sem pendências os inquéritos policiais quanto aos homicídios que estavam em fase de tramitação durante sete anos, de 2000 a 2007, em todo o país.
Fonte: Diário do Pará



Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados