Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

EM SOCIEDADE

Ourém News.com | 03:02 |


CAPITÃO POÇO X OURÉM
NA ROTA DO IGARAPÉS
Águas doces, geladas e cristalinas, seja em forma de cachoeiras, braços de rio ou igarapés. No nordeste paraense, duas cidades representam bem a beleza da região: Ourém e Capitão Poço. Antes um só município, estes lugares possuem a beleza natural típica da região amazônica e um clima tranquilo que transmite uma sensação estranha de calmaria, principalmente pra quem vem das grandes cidades. Por conta disso, acabam por atrair turistas interessados em lugares menos badalados e capazes de proporcionar um contato maior com a natureza.
A história de Capitão Poço está vinculada ao processo do chamado “avanço das frentes pioneiras”, implementado pelo Governo Federal, que resultou na instalação de migrantes, originários de outras partes do país ao território paraense. O historiador Carlos Roque, na sua “História dos Municípios do Estado do Pará”, informa que, no transcurso dos anos 50, foi instalada uma frente pioneira em área pertencente ao município de Ourém, que passou a ser chamada de Capitão Poço. O nome desta frente representou uma homenagem ao explorador conhecido pelo nome de Capitão Possolo, o mesmo que integrou parte da primeira caravana de pioneiros que, no mês de junho de 1955, chegou até o local onde hoje se localiza a sede do município.
Foi nos anos 60 que Capitão Poço foi elevado à categoria de município. Apesar da recente emancipação, o lugar tem trilhado um bom caminho de desenvolvimento, com expansão da agropecuária e fortalecimento do comércio. Ao longo da PA-253, que liga Irituia a Capitão Poço, é possível entender o apelido de “capital da laranja”. Logo na chegada avistam-se os inúmeros laranjais na margem da pista. Só para se ter uma noção, atualmente há cerca de 55 hectares de laranja orgânica plantada em Capitão-Poço, que rendem uma safra anual de 500 toneladas, vendidas para a indústria exportadora até mesmo do Oriente Médio e para supermercados e feiras paraenses.
Destaque também são os atrativos naturais da cidade. Rios e igarapés podem ser encontrados com facilidade e as opções são variadas. No início de Capitão Poço, por exemplo, é possível encontrar o rio Guamá. O banho nas águas fundas e escuras é indispensável. Para quem gosta de locais mais reservados, pode conhecer o balneário Pensamento, que fica mais próximo ao centro da cidade. O acesso é gratuito e o visitante tem direito a banho de igarapé e paisagens repletas de bambus. O balneário fica localizado a 2,5 quilômetros da rodovia PA-124, que liga Ourém a Capitão Poço. Pra quem gosta de conhecer as pessoas e a realidade da região, é indicado ir ao balneário Igarapé-Açu, onde pela parte da manhã, aos sábados, é possível ver crianças ribeirinhas brincando por entre as águas e grupos de donas-de-casa lavando roupas.
Imagine tomar banho em um igarapé chamado de Geladeira. Mas é que a água do igarapé Caranandeua é tão gelada que os moradores renomearam o local. A água transparente, filtrada pela jazida de seixo, dá uma beleza a mais para o local. O igarapé Geladeira fica no ramal Caranandeua, a 2,5 quilômetros da PA-124. Porém, a atração mais conhecida do município é o balneário Recanto das Lendas, conhecido popularmente como Cachoeira. O recanto reúne em um só lugar lazer, diversão e contato com a natureza. De acordo com dados do hotel, construído há oito anos, nas épocas de alta temporada cerca de mil pessoas passam por lá por semana.

Ourém: a eterna pérola do rio Guamá

O cognome “A Pérola do Guamá” se dá por conta de suas matas virgens e igarapés de água cristalina, assim como também pela simplicidade e acolhimento dos ouremenses. O pequeno povoado, fundado por famílias açorianas no século XVIII, é hoje um município com grande potencial turístico, mas ainda inexplorado. A cidade também possui o título de “paraíso dos igarapés”. Além do rio Guamá, que fica na parte central, existem mais de
12 igarapés, todos com água cristalina filtrada pela jazida de seixo existente em Ourém, a maior do Pará.
Um exemplo é o Igarapé das Pedras, um local perfeito para quem quer se refrescar e bater um bom papo. Tanto é que a belenense Graziela Torres fez questão de voltar pela segunda vez ao balneário.
“É um contato 100% com a natureza. Quero voltar outras vezes, pois é sem dúvida um espaço bastante exuberante e tranquilo”, revelou.
Ourém também se destaca historicamente, pois foi palco de acontecimentos políticos referentes ao movimento da Cabanagem. Durante o episódio, o município foi alvo de muitas depredações.
Por que se orgulhar?
O nordeste paraense pode ser muito bem representado pelas belezas naturais dos municípios de Ourém e Capitão Poço. Ambos possuem cenários propícios para o turismo com suas águas gélidas e doces de igarapés e braços de rio.





VILA CASTANHEIRA CAPITÃO POÇO PROMOVE EVENTO COMUNITÁRIO


No ultimo domingo (28/10), aconteceu uma animada promoção festiva na Vila Castanheira município de Capitão Poço distante 27 Km da sede. Na oportunidade os comunitários organizaram um animado domingo alegre para arrecadar fundos para a continuação da construção do Centro Comunitário na respectiva vila. A promoção teve seu início com a realização de uma celebração, na seguencia aconteceu durante toda manhã e assim como também pela parte da tarde, atividades esportivas com destaque para as partidas amistosas envolvendo o time local com outras agremiações de comunidades vizinhas. Já no entardecer as atenções foram voltadas para o bosque do Xande, que recebeu centenas de pessoas que puderam desfrutar de um ambiente agradabilíssimo com o sabor de uma culinária impecável com vários cardápios da região. Com a cobertura do sistema sonoro Maick Som, ao comando do Dj Rico, a festa foi bastante animada, e para completar o sucesso do evento, o show ao vivo foi por conta da dupla mais afinada do nordeste paraense, Rodolfo e Luzia Chaves que arrebataram muitos aplausos dos presentes pelo variado cardápio musical.
A equipe de reportagem do Web Site Ourém News, marcou presença através de seu diretor geral,  Paulo Bragança e família que registrou cada detalhe do evento.

EM FLASH

















Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados