Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

SAÚDE EM ALTO ASTRAL

Ourém News.com | 12:20 |



Eficiente previne doenças
A saúde começa pela boca! Não só através de uma alimentação adequada, mas uma higiene eficaz pode evitar o surgimento de inúmeros desconfortos. Os cuidados com a gengiva e os dentes são muito importantes para evitar infecções, pois a cavidade oral é uma porta de entrada muito comum para várias doenças graves, inclusive as que atingem as válvulas do coração.
Só escovar os dentes não é suficiente, sempre é necessário o uso do fio dental, e, em alguns casos, recomenda-se um enxaguante bucal no final do processo. Vale ressaltar que a utilização deste último não pode ser indiscriminada, precisa ser prescrita pelo dentista após uma avaliação das suas reais necessidades. Quando desnecessário, o enxaguante pode ser perigoso para a saúde da boca. “O produto deve ser sempre sugerido pelo profissional, de acordo com o caso de cada paciente. Assim, não há perigo do surgimento de manchas nos dentes ou alteração do paladar.”, explica a odontologista Danielle Rocha de Melo e Silva, da Clínica Dentalis Barra.
Os enxaguantes bucais são muito eficazes no combate à cárie, à gengivite e ao mau hálito. Os mais comuns para a higiene diária são aqueles à base de cetilpiridínio, triclosan e óleos minerais, que são indicados pelos dentistas, principalmente para retardar ou impedir a formação de placa bacteriana. Existem no mercado versões com e sem álcool, sendo o último o mais recomendado pelos profissionais. “É preciso lembrar que a solução utilizada sem uma escovação adequada tem papel passageiro ou nenhum. O ato de escovar os dentes ainda é o maior responsável pela eliminação da placa bacteriana e da saburra lingual, que é uma camada branca localizada na língua, composta por vários tipos de bactérias que ajudam a promover a halitose.”, comenta especialista.
Um dos problemas bucais mais comuns é a gengivite, que acomete 80% da população com mais de 25 anos e, se não for tratada, pode evoluir para a periodontite, que pode resultar até na perda dos dentes. Mal hálito frequente e gosto de sangue na boca são outras consequências da doença. A gengivite é uma inflamação da gengiva causada principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana, ou seja, muitas vezes poderia ser evitada através dos cuidados com a higiene da boca.
Os sintomas clássicos da gengivite são: gengivas inchadas, avermelhadas, sensíveis e com sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. “A forma mais comum de tratar é através da escovação e do uso do fio dental. Porém, sozinhos, esses procedimentos só serão eficientes no estágio inicial da doença. Em casos mais avançados, é necessária a remoção da placa e cálculos dentais (tártaro) e/ou utilização de medicação e anticépticos locais”, diz a dentista.
Para ter um sorriso sempre lindo, além da higienização correta, uma dieta adequada também pode ajudar! Alimentos saudáveis auxiliam a manter em bom estado a gengiva e outros tecidos de sustentação do dente.



Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados