Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

GIRO DE NOTÍCIAS

Ourém News.com | 18:29 |

_PUBLICIDADE_

DESPERDÍCIO PÚBLICO 

OBRAS INACABADAS EM OURÉM


L
amentavelmente no País observamos em todos os municípios um verdadeiro desperdício de recursos públicos através de obras inacabadas e abandonadas.
No município de Ourém, Nordeste Paraense, vivemos esta realidade há muitos anos. O Projeto Alvora e Paraurb são os exemplos mais explícitos da falta de conduta e desrespeito com o povo. No Projeto Alvora, a caixa d’água construída no Bairro da Subestação é a prova do descaso. Sem falar nas tubulações enterradas em vias públicas da cidade junto com o dinheiro do povo. No Projeto Paraurb, as galerias e as valas de águas pluviais que seriam para amenizar os alagamentos constantes no centro da cidade, foram construídas sem a mínima estrutura de engenharia, causando mais prejuízo ainda. Hoje qualquer chuva, causa um transtorno enorme aos moradores das adjacências das mesmas.
A população ouremense, já começa a desconfiar de algumas obras recentes, que estão paradas ou seguindo a passos de tartarugas, a Creche conveniada através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), orçada em, R$ 290.000,00 (duzentos e noventa mil), pelo visto deu uma travada. A construção que teve seu início na gestão anterior ainda necessita de aproximadamente 40% para ser concluída. Já observamos a deterioração das ripas exposta ao tempo, e o mato invadindo o que já estava limpo e um abandono momentâneo. Nossa equipe esteve no local para confirmar e consequentemente tentar ouvir os responsáveis em fiscalizar a mesma. Porém, não encontramos ninguém ligado ao Governo para se manifestar sobre o assunto.  Seria importante que a população, principalmente a de baixa renda pudessem ter acesso a estas informações, pois sabemos da extrema necessidade que muitas famílias têm. Contudo,  ainda continuam a aguardar pela conclusão da mesma.

No Distrito do Arraial do Caeté, município de Ourém, a escola Irmão Sancha Augusta que foi contemplada com uma quadra coberta não foge da realidade, os serviços que foram iniciados há quase um ano agora estão parados a mais de sete meses. O porque não sabemos, sabe-se que a empresa  empeleiteira simplesmente retirou seus funcionários da obra sem dar muitas justificativas para a direção da escola e simplesmente não voltou. Resultado, as colunas de concretos estão erguidas e expostas com pontas de vergalhões entre muitos outros materiais que estão se acabando pela a exposição do tempo.
 Ao ser procurado por nossa equipe, à direção da escola nos repassou que no dia 05 do corrente mês uma comissão foi até SEDUC buscar justificativas relacionadas à obra, e o que foi repassado pelos mesmos  é de que seria feita uma retomada das ações agora dia 13. Até o fechamento desta matéria confirmamos que as obras continuam da mesma forma.
Veja as seguintes especificações.
AVISO DE LICITAÇÃO
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 384638
MODALIDADE: TOMADA DE PREÇOS
NÚMERO: 12/2012
Objeto: Contratação de empresa especializada na execução de obras civis de CONSTRUÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA COM VESTIÁRIO E ARQUIBANCADA NA EEEFM IRMÃ SANCHA AUGUSTA DE SOUSA E SILVA, localizada no município de Ourém/PA. Processo nº 524.433/2012 Data da Visita Técnica: 05/06/2012 Horário: às 09:00.
Entrega do Edital: 25/05/2012
Observação: Os interessados poderão obter o edital a partir do dia 25/05/2012, através dos sites www.seduc.pa.gov.br e www. compraspara.pa.gov.br . Maiores informações no Núcleo de Licitação - NLIC através fone-fax: 0xx-(91) 3201-5179 / 3201-5096 ou pelo e-mail: ivonete.gadelha@seduc.pa.gov.br
Responsável pelo certame: IVONETE CUNHA GADELHA
Local de Abertura: Núcleo de Licitação/SEDUC.
Data da Abertura: 13/06/2012
Hora da Abertura: 15:00
Orçamento:
Programa de Trabalho Natureza da Despesa Fonte do Recurso Origem do Recurso
12362134974260000 449051 0106002986 Federal
Ordenador: CLAUDIO CAVALCANTI RIBEIRO
O valor global máximo estimado para a presente licitação será de R$ 509.789,80 (Quinhentos e nove mil setecentos e oitenta e nove reais e oitenta centavos).
O
s alunos da escola Irmã Sancha Augusta aguardam ansiosos pela conclusão da obra, que sem dúvida acomodará com mais conforto os mesmos em suas atividades esportivas e de lazer.
Ainda por falar em obras a serem concluídas e entregues a população, citamos o alojamento da Policia Militar na PA 124 no Bairro do Pinheirão, que esta aparentemente todo pronto esperando somente a inauguração a mais de ano, alem desse, à também um posto Policial no Distrito Rio Grande, que está a bastante tempo concluído e nunca funcionou.

A instalação da nova COSANPA não foge dos padrões já citados e seguem vagorosamente. Esta obra por sinal buscará trazer melhorias para o fornecimento do precioso líquido (água), que infelizmente chega a alguns lares ouremense sem a mínima condição de consumo e com muitas interrupções.
 O Projeto visa captar água do rio Guamá para tratamento, no entanto,  foi interrompida a construção da base da bomba que sugaria a água, que seria instalada atrás da concha acústica no final da orla. Ainda bem que parou, pois perderíamos o charme do maior cartão postal da cidade. Segundo informação, a obra será implantada bem mais a frente, em um terreno particular e que não atingirá a beleza da orla.

Ainda em construção observamos o prédio da DEPOL (Delegacia de Policia), que depois de ser desativada por ordem do Ministério Publico pelas péssimas condições, isso a quase cinco (5) anos, foi iniciado as devidas reformas e ampliação do prédio há um (1) ano atrás, sendo que até agora não foi totalmente concluída para que a população possa usufruir de seus serviços que são de suma importância.
 Segundo as afirmativas de vários moradores da cidade, o índice de violência aumentou consideravelmente após a desativação da Delegacia. Os números realmente mostram a realidade. Várias mortes, muitos roubos, vandalismos e o aumento de traficantes que montaram comércios de drogas na cidade.

E fechando os números de obras Públicas a serem entregues a população, registramos as obras do Terminal Rodoviário que será transformado em espaço de lazer no Bairro do Terminal com arena e academia a céu aberto assim como acontece no distrito do Arraial do Caeté o mesmo padrão de construção, segundo o que repassaram a nossa equipe de reportagem. As casas Populares do Projeto Minha Casa Minha Vida do Governo Federal conveniada com o Município e o Posto de Saúde no Distrito do Tupinambá.
A população ouremense aguarda por melhores iniciativas por parte das autoridades locais, pois em todas as obras projetadas compete ao município, participar, fiscalizar e acompanhar de perto o andamento das mesmas.
 O Web Site Ourém News, coloca a disposição das autoridades competentes o espaço para que melhores esclarecimentos sejas levados ao conhecimento da população que merece sem dúvida de boas satisfação.

Por: Paulo Bragança – pauloprosarte@hotmail.com

VEJA EM FLASH ALGUMAS DAS OBRAS

Caixa d'água - Projeto Alvorada
Cosanpa - Sistema de Tratamento
Creche Infantil - Convênio Federal
Quadra Poli Esportiva - Escola Ir. Sancha - Arraial do Caeté
Praça de Lazer - Bairro Terminal
Alojamento da Polícia Militar - PA 124 - Bairro Pinheirão
Travessa Joaquim Dionísio - Bairro Terminal 
Alojamento da Polícia Militar - Distrito Rio Grande
Vala a céu aberto - Projeto Paraurb

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados