Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

GIRO NEWS

Ourém News.com | 13:14 |



A MELHOR COBERTURA FESTIVA



3 MUNICÍPIOS PARAENSES PRESTAM HOMENAGENS À NOSSA SENHORA


FIEIS OUREMENSES FESTEJAM MAIS UM CÍRIO

Registro Fotográfico - Grupo Pros Arte/ Fotos: Luis Carlos

F
oi realizado no último domingo (18), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com a participação de centenas de fieis.
A romaria saiu da Capela do Bairro da Subestação precisamente as 7h30, da manhã, cumprindo o horário estabelecido pela programação, seguindo pela Travessa 7 de Setembro, dobrando na Rua 24 de Maio até a Travessa Joaquim Dionísio, chegando na PA 124, para seguir reto pela Travessa Lázaro Picanço chegando ao local da missa campal na Praça Magalhães Barata em frente ao prédio da Prefeitura, a onde muitos fieis aguardavam pela chegada da procissão.
Ao longo de todo o trajeto, famílias inteiras cortejavam a imagem da Virgem Santa, com explosão de foguetes e ornamentação nas portas de suas casas. As homenagens que eram dirigidas a Nossa Senhora, comoviam a todos e alimentava no semblante de vários devotos o fortalecimento da fé. Em cada esquina, em cada lugar o que se observou foi uma expressão de satisfação e agradecimento de muitos.
 Pelo clima festivo do Círio, a movimentação na cidade foi intensa no ultimo final de semana. O Município recebeu um número considerável de visitantes oriundos de vários lugares. Os balneários ficaram superlotados com a visita de muitas famílias que aproveitaram à tarde de domingo para relaxar nas águas doces dos nossos igarapés e rio Guamá, regada ao bom cardápio e uma sevada bem gelada, no ritmo do tecnomellody o som paraense do momento.
Segundo a Coordenação do Círio, tudo ocorreu como o previsto. Não foi registrada nenhuma anormalidade que pudesse ofuscar o brilho do evento religioso. Foi calculado ainda pela Coordenação que aproximadamente quase 5.000 (cinco mil), fies participaram da caminhada do Círio.
A programação religiosa segue por toda a semana finalizando no próximo domingo (25), com a realização do Recírio.

Por: Paulo Bragança – pauloprosarte@hotmail.com

Registro Fotográfico - Grupo Pros Arte/ Fotos: Luis Carlos





















Círio de Nossa Senhora das Graças reúne fiéis em Ananindeua, PA

F
iéis percorrem as principais ruas do município de Ananindeua, município da região metropolitana de Belém, neste domingo (18) para louvar Nossa Senhora das Graças, a padroeira do município.
Cerca de 5 mil pessoas são esperadas na edição 73 do Círio de Ananindeua. O cortejo teve início às 7h e deve chegar às 10h na Igreja Matriz da cidade. A cada rua que passa, a imagem de Nossa Senhora das Graças para ao receber homenagens dos moradores.
O Círio é realizado sempre no terceiro domingo de agosto, e faz um percurso de cerca de dois quilômetros, da comunidade São Francisco de Xavier até a Igreja de Nossa Senhora das Graças. Mais de 40 comunidades prestam homenagens à padroeira, com orações e queima de fogos de artifício por todo o trajeto. A procissão encerra com a celebração de uma missa na Igreja Matriz.
Equipes da Polícia Civil em parceria com Departamento de Trânsito (Demutran) e Guarda Municipal irão assegurar a segurança dos fiéis durante o trajeto.

Fiéis participam do 53º Círio de Tracuateua

C
erca de 10 mil fiéis participaram do 53º Círio de Nossa Senhora de Nazaré hoje (21), no município de Tracuateua, nordeste do Estado. Este ano, o tema da festividade é “Queremos, com Maria, defender a vida no planeta”, que tem o objetivo de sensibilizar os fiéis para lutar pelo equilíbrio dos ecossistemas.
A programação começou na sexta-feira à noite, com a romaria rodoviária e contou com centenas de carros e motocicletas, que saíram da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Vila Fátima, no mesmo município, até a igreja de São Sebastião, no centro da cidade.
No sábado aconteceu a trasladação, que saiu da igreja de São Sebastião e foi até o Centro de Nazaré, onde a imagem ficou durante a noite. Às 7h de domingo, teve início a romaria.
Após percorrer as principais ruas do centro de Tracuateua, a procissão chegou em frente à igreja matriz de São Sebastião, às 10h20, quando o titular da paróquia, padre Maurício Soares, exaltou Nossa Senhora, assinalando que aquele momento era para celebrar a assunção da Virgem Maria, agradecendo os dons por ela concedidos a humanidade, citando como exemplos a serenidade, a paciência e a caridade. Em seguida, o pároco conduziu a imagem para o interior da Igreja de São Sebastião, onde ele próprio celebrou uma missa, para que seguida os fiéis partissem para o tradicional almoço do círio.
Durante toda semana, haverá programação no salão paroquial, onde a cada dia comunidades da área urbana e da área rural serão responsáveis pela organização. “As comunidades participam nas leituras das missas realizadas diariamente às 19h30, escolhendo os cânticos que serão entoados durante a celebração e fazendo leituras do evangelho. A mesma comunidade que organizou a missa também é responsável pelos jantares com música ao vivo, que serão promovidos ao longo da semana, após a missa, com objetivo de angariar fundos para obras da paróquia”, explicou a ministra da eucaristia Raimunda Dias dos Santos, que há mais de dez anos trabalha na produção do evento.
No próximo domingo, 28, será o Recírio, evento que encerra a programação com a romaria que reconduz a imagem de Nossa Senhora da igreja de São Sebastião para o Centro de Nazaré, onde permanecerá até o próximo Círio de Tracuateua.
(José Clemente Schwartz, da sucursal do Diário em Bragança)

#COMPARTILHE

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados