Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque - Ourem Carnaval/2014, Nota 10

Ourém News.com | 04:02 |



O
 Município de Ourém, no nordeste paraense mais uma vez se destacou no cenário carnavalesco do Estado, como um dos melhores em nível de divertimento e segurança.
Os quatro (4), dias de folia, levaram às ruas da cidade, os mais variados tipos de divertimento e lazer. Famílias inteiras reunidas aproveitaram a oportunidade para cair na folia. Era visível observar também a grande demanda de turistas oriundos de outras cidades que escolheram a terra do seixo como opção festiva.
A Prefeitura Municipal de Ourém, através da Secretaria de Cultura, cumpriu a programação e manteve todo o cronograma em ordem.
Logo na sexta-feira (28/02), a Secretaria de Assistência Social manteve a tradição e organizou o “Baile da 3º Idade”, com a participação numerosa da população. Foi notável o crescimento do evento que a cada ano recebe um número maior de participantes.
No sábado (01/03), as atenções foram voltadas para o início do concurso e a apresentação dos três primeiros blocos carnavalescos participantes. Este ano tivemos a participação de cinco (5), Blocos dos seis (6), que fizeram suas respectivas inscrições na Secretária de Cultura.
Quem abriu o arrastão foi “Bloco do Barril”, com seus animados foliões, que percorreram a Travessa Lázaro Picanço até o Complexo Cultural e Turístico as margens do Rio Guamá. Em seguida o “Bloco Vira” Jogo na Folia, que estreou também no carnaval, seguiu o mesmo trajeto com muita alegria e empolgação dos brincantes.
Ambos os blocos, apresentaram no espaço selecionado em frente à concha acústica as coreografias de suas comissões de frente como também as desenvolturas de suas belas rainhas. Após os foliões curtiram o show da Banda “Forró do Bacana Elétrico” além de terem se divertido antes com os artistas locais: Rivaldo Lopes e Amado dos Teclados que preparam um repertório bem dançante.
No domingo de carnaval (02/03), mesmo com uma chuva torrencial que desabou na nossa cidade logo no início da tarde, os foliões ignoraram o dilúvio continuou à noite e caíram na farra.
Como já se tornou tradição há nove anos o primeiro encontro aconteceu no bairro do Cafeteua no corredor do Carna Fit-Fit, ao comando do carnavalesco Laércio de Paula o popular: “Fit-fit”, reunindo muitos mascarados e homens vestidos de mulheres que presentearam os espectadores com muito divertimento e alegria. No final da tarde foi feita a escolha da Garota Fit-Fit 2014, sendo que a ganhadora foi à belíssima denominada “Loirinha Batidão”, caracterizada pelo jovem Anderson Souza. Logo em seguida os foliões saíram em um grande arrastão pelas principais ruas da Ourém passando pelo corredor do Carna “Vira Jogo na Folia” no bairro do Terminal, para se encontrar com os foliões do “Carna Kuré” e abrilhantar mais ainda o carnal de rua de 2014, no corredor da folia completamente alagado e fechar o domingo carnavalesco com muita animação, ao comando dos carnavalescos Adilson e Guru ao som da Banda “Os Cobras” da capital paraense, que segurou a onda da galera sem deixar ninguém ficar parado diante de toda a chuva que caiu sobre a nossa “Pérola do Guamá”.
Na segunda-feira (03/03), a programação começou logo no inicio da tarde com o Carnaval das Crianças – a “Folia Infantil”, organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTRAS, no Centro da Terceira Idade. Os foliões mirins não perderam tempo e totalmente elétricos aproveitaram cada momento de diversão.
À noite, as atenções foram voltadas para o arrastão dos blocos: “Os Folgados”, “Tecno Mania na Folia” e “Abusados na Folia”. O primeiro a se apresentar foi “Os Folgados” que empolgou a multidão arrancando muitos aplausos por onde passava.
Na sequência o Bloco “Tecno Mania na Folia” chegou fazendo sua estréia na avenida com muita animação e simpatia. E fechando o arrastão individual o Bloco “Abusados na Folia”, estreante também conseguiu garantir os aplausos dos foliões com destaque para sua  bem organizada comissão de frente.
Ao chegarem ao Complexo Cultural e Turístico de Ourém, os blocos, apresentaram para os jurados suas comissões de frente e o desfile das rainhas.
Depois das apresentações, a Banda “Tropa do Forró” arrebatou os foliões que lotaram o Complexo, com um show bem dançante e animado, fazendo a multidão participar do começo ao fim.
Fechando a última noite de folia, a terça-feira (04/03), de carnaval confirmou o sucesso dos dias anteriores. No Arrastão da Paz, os foliões dos blocos se juntaram e percorreram os trajetos estabelecidos pela organização. Observou-se muita animação e nenhuma confusão. Ao chegarem ao Complexo Cultural, o nervosismo tomou conta dos brincantes dos respectivos blocos para o resultado final do concurso.
Os jurados formados por pessoas sérias e competentes, definiram assim seus votos.
O terceiro lugar das rainhas ficou para o Bloco “Vira Jogo na Folia” representada pela princesa Camila Alves.
O segundo lugar ficou para o “Bloco Tecno Mania” representada pela princesa Perla Sousa.
E a grande vencedora do Concurso “Rainha do Carnaval 2014”, foi à representante a jovem Karine Loren do Bloco “Os Folgados”.
Depois os organizadores divulgaram o resultado dos blocos vencedores.
O terceiro lugar ficou para o bloco “Tecno Mania na Folia”.
O Segundo lugar, quem levou foi o bloco “Vira Jogo na Folia”.
E o grande campeão do carnaval ouremense, foi o bloco “Os Folgados”, que sem dúvida foi merecedor da escolha, pela excelente organização e empenho de sua diretoria.
O carnaval 2014, sem dúvida foi um dos melhores dos últimos anos. A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura avaliou como totalmente positiva o evento carnavalesco.
Não houve números que fugissem do normal segundo a informação das Policias: Civil e Militar. Isso se deveu ao empenho da PMO, através de parcerias que garantiu segurança aos brincantes. A Polícia Civil comandada pelo Delegado Giovano Cruz, contou com uma boa equipe, composta por escrivão e investigadores.
A Polícia Militar, ao comando do Capitão Rayol, Sub-Comandante, Tenente Antunes, e do 1º Sgtº Mesquita, contou também com um efetivo de 29 policias, incluindo a Rotan, mais 25 seguranças particulares contratados pela Prefeitura.
Por: Paulo Bragança

 EM FLASH



















Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados