Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Sociedade - Escola Irmã Sancha comemora dia do livro

Ourém News.com | 18:20 |


A
lunos e funcionários da Escola irmã Sancha Augusta promoveram uma manhã de atividade literária e cultural na ultima sexta (18/04), para festejar o Dia Nacional do Livro, comemorado em todo o País. Esta data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, um dos principais autores da Literatura Infantojuvenil Brasileira.
O Homenageado, foi o escritor Monteiro Lobato, que através dos alunos da escola fizeram de seus personagens, peças teatrais, apresentações entre tantas outras formas de brincadeiras educativas. Muitos alunos fizeram do espaço, uma oportunidade para expor suas respectivas formas de criações. Muitas poesias expostas pelo corredor da escola foram criadas pelos mesmos.
Conheça um pouco da história deste grande escritor brasileiro.

Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira. 
Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infantojuvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infantojuvenil.

Por: Paulo Bragança
Postagem: 23/04/2014





Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados