Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

EM SOCIEDADE -Homenagens marcam aniversário da Escola PE. Ângelo Moretti

Ourém News.com | 18:13 |


A Escola PE. Angelo Moretti completou nesta quinta (03), 47 anos de existência. Na oportunidade alunos e funcionários prestaram várias homenagens, através poesias, versos, danças e muitas brincadeiras.
Na oportunidade foram também homenageados, alunos que se destacaram em suas respectivas disciplina e professores.
Veja agora um breve histórico da Escola.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
“PADRE ANGELO MORETTI”

HISTÓRICO

C
om a visita do Padre Ferrero, a cidade de Ourém, na década de 50, nasceu à idéia de se construir uma instituição de Ensino, com a missão de garantir a educação de seus jovens. Por volta do ano de 1952, teve início então, a construção do prédio, onde funciona hoje a Escola  Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Padre Ângelo Moretti”.
A construção da obra contou com a ajuda financeira da Itália, através de contatos feitos com os padres interessados em realizar a conclusão da Escola, bem como a ajuda relevante da comunidade ouremense, além do apoio financeiro de governantes da época.
Antes de ser inaugurada, a Escola recebeu denominação de Colégio São José, a idéia estava ligada ao fato do primeiro repasse de verbas destinadas ao início da construção do prédio, ter chegado nas mãos do então vigário da cidade, coincidentemente no dia de são José.
A arquitetura da obra foi projetada pelo padre Boussane, vigário da cidade na época, mantendo-se muitas de suas características originais até hoje, graças à dedicação e os cuidados incansáveis da Irmã Sancha Augusta.
Finalmente no dia 3 de abril de 1967, foi inaugurada a Escola  que por 2 anos funcionou como ginásio passando-se então a denomina-se Ginásio Estadual Padre Ângelo Moretti – GEPAM, o nome Ângelo Moretti foi dado em homenagem ao primeiro vigário da cidade de Ourém, que  tem seus restos mortais sepultados na Igreja Matriz.
A Escola  iniciou suas atividades com duas turmas, somando  um total  de 76 alunos e seu quadro docente constituído pelos seguintes profissionais:
·   Padre Paulo Giocondo Brambila,
·   Irmã Maria  Angélica Dantas,
·   Raimunda Nazaré Rodrigues dos Santos,
·   Alberto Augusto Fernandes e
·   Irmã Sancha Augusta de Souza e Silva, que além de professora, assumiu também a direção do Estabelecimento de Ensino até a sua aposentadoria em1992, quando então foi substituída pelo professor José Raul de Sousa Santos, o qual direcionou a Escola até 1995, que por força divina foi tirado de nosso convívio, voltando novamente à direção da Escola às mãos da Irmã Sancha Augusta, que em seguida passou para a Ir.Maria das Graças Lameira de Oliveira. Em 2010, assumiu a direção,  a professora Maria Conceição dos Reis e Silva que foi eleita por meio do voto da comunidade escolar e mantém-se na gestão até os dias de hoje, juntamente com toda a equipe pedagógica que lutam por uma educação de qualidade.
Em 1980, a comunidade ouremense é beneficiada com a implantação  do 2º Grau, na área do Magistério, curso este que passa a funcionar na  Escola  Ângelo Moretti, o qual formou sua primeira turma de professores em 1982. A Escola  passa  então a subscrever-se a partir de 80 como Escola Estadual  de 1º e 2º Graus Padre Ângelo Moretti.
A partir de 1998, a Escola passa a denominar-se “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio” Padre Ângelo Moretti “mudança criada pela lei 9394/96, que instituiu no país o Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Públicas.
Em 1999 implantou-se o curso de Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração de três anos, tem como finalidade aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e a preparação para a cidadania do educando.
Em 2000, iniciamos o Curso Normal, em Nível Médio, destinado à formação de professores para atuar na Educação Infantil, nas 4 primeiras séries, ciclos ou etapas correspondentes ao Ensino Fundamental, conforme o artigo 62 da Lei 9394/96.
Hoje a Escola está funcionando apenas com o Ensino Fundamental Maior do 6º ano a 8ª série, atendendo a um total de  980 educandos, distribuídos em dois turnos: Manhã e Tarde,   conta com apoio de 48 funcionários e milhares de amigos da Escola.








Fonte: Secretária da Escola PE. Ângelo Moretti
Postagem: 02/04/2014

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados