Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Giro News – II Seminário de Polo do PNAIC

Ourém News.com | 19:02 |

Foto: Valter Brito///
A
 Educação ouremense está em festa. Desde 2013 Ourém participa do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa): um programa que propõe um dos maiores desafios da história da Educação Básica do nosso país – garantir a plena Alfabetização de nossas crianças, até o 3º ano do Ensino Fundamental.
Em 2015 teve-se a culminância desses dois anos de programa. Em 2013 teve-se o estudo de Linguagem, no ano seguinte, 2014, teve-se a formação em Matemática e Linguagem com enfoque em matemática. Ao final de cada ano acontece os seminários municipal, estadual e de Polo. A culminância de 2014 aconteceu da seguinte forma: de 22 a 24 de janeiro de 2015 realizou-se o Seminário do polo Capanema do qual Ourém faz parte juntamente com mais 19 municípios: Bonito, Santa Maria do Pará, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Capanema, Viseu, Salinópolis, Peixe boi,Augusto Corrêa,Bragança,Cachoeira do Piriá,Nova Timboteua,Primavera,Quatipuru, Santa Luzia do Pará,Santarém Novo, São João de Pirabas e Tracuateua.
O Seminário teve como tema: “Ensinar e aprender: ( RE) Pensando o ciclo da Alfabetização no nordeste paraense.” O evento aconteceu no Hotel Privê do Atalaia e foi organizado pela Universidade Federal do Pará, pelas SEMED’S e Prefeituras Municipais. Ourém ficou responsabilizado junto a mais quatro municípios pela ornamentação do auditório onde o evento aconteceu.
Neste segundo Seminário a coordenadora adjunta de Linguagem Janni Miccione sugeriu que as socializações deveriam ser feitas por meio de um gênero textual.
Desse modo, nosso município foi agraciado com o gênero textual Repente ,mas que na realidade pode-se dizer que se configurou como uma releitura, já que não se era profissional nesse gênero, uma vez que envolve improviso.A produção da letra é  de autoria das professoras alfabetizadoras do PNAIC: Travassos , Marise Soares e  da Orientadora de Estudo Antonia de Fátima Damasceno dos Anjos.A apresentação aconteceu já no primeiro dia de seminário  no período da tarde com o Professor Cláudio Gomes nos slides, Antonia dos Anjos e Diene Nery no refrão, Travassos representando a Linguagem, Marise Soares representando a matemática, André Brasil no pandeiro e a professora Elane Cristina  no caxixi.
No dia seguinte, foi a vez da oficina sobre Inclusão que trouxe como tema: Metodologias para os trabalhos com Educação Inclusiva que teve como ministrantes Eliete Aguiar (Secretária Municipal de Educação) e Jamile Amaral (professora do AEE).
 Além disso, todos os municípios expuseram os trabalhos em estandes e distribuíram brindes aos visitantes. Ourém brilhou em todas as tarefas solicitadas e foi super elogiado pela equipe da UFPA e demais participantes do evento. Parabéns Ourém!
Por: Elane Cristina Rodrigues da Silva
Fonte: Secretária Municipal de Educação
Postagem: 09/03/2015

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados