Recents in Beach

header ads

Giro News - Dr. Mário Leão no exercício de sua profissão (Foto extraída do face)


Mário Leão, como era mais conhecido, militou na área da saúde como médico durante muitos anos.

Ele ganhou notoriedade com a profissão e ingressou na vida pública, sendo eleito Prefeito de Igarapé-Miri em 1996 pelo PSB, com 6.253 votos. Venceu aquela eleição de Hoseas Cei, Alberone Lobato, Maria José de Almeida Costa e Manoel das Graças Costa Maués.

Ele conseguiu fazer um bom mandato (pagou funcionários, melhorou a saúde, regularizou dívidas, conseguiu obras na saúde, educação e saneamento), estabilizando anos de gestões oscilantes. O jeito simples e simpático, com a facilidade de manter acordos políticos foi essencial para conseguir sua candidatura à reeleição.

E assim foi o único Prefeito reeleito, no ano 2000, desta feita vinculado ao PP com 7.458 votos.

O segundo mandato já não foi tão bom. Ocorreram dificuldades, problemas com convênios e no final de mandato dificuldades no pagamento de salários, depois de uma disputa em que apoiou o atual vereador LULA, mas que levou Dilza Pantoja ao Executivo.

Mário ainda tentou voltar à política em 2008, mas teve seu registo de candidatura indeferido e com votação mais baixa, mas não desistia de participar da vida pública enquanto teve forças.

Voltou a atuar como médico, profissão pela qual era apaixonado e muito querido por pacientes e amigos.

Ele faleceu ontem em Belém depois de enfrentar problemas de saúde durante estes últimos anos.

Dr. Mário receberá suas ultimas homenagens hoje aqui em Igarapé-Miri (local ainda a ser confirmado) e em seguida será sepultado (horário a confirmar)
Fonte: http://jornalsementes.blogspot.com.br/