Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Alô Cidadão – Capelinha do Rosário entregue ao abandono

Ourém News.com | 15:53 |


A
 Capelinha de Nossa Senhora do Rosário foi construída com a finalidade de guardar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, local reservado para a saída da procissão do Círio. O prédio foi entregue aos paroquianos do município no ano de 1990 na gestão do prefeito Raul Santos. A capela religiosa está situada no Bairro da Subestação, que por sua bela
localização geográfica se transformou em um dos pontos turístico mais visitado da cidade. Há décadas o espaço físico vem sofrendo com abandono e depredação. Hoje não podemos mais contemplar a beleza das vias sacras, que foram construídas em alvenaria com um sublime detalhe; as estações eram pintadas a mão livre, em azulejos raríssimos, doados por uma belemense que se encantou pelo aspecto peculiar do município e do local da capelinha. Felizes foram aqueles que ainda puderam ter o privilégios de contemplar a esplêndida obra de arte hoje extinta pela ação dos vândalos. Para ser mais específico, hoje não existe nada relativo a arte destruídas a anos atrás.
O santuário de Nossa Senhora do Rosário se transformou em motel 0800, canil de viciados, ponto de encontro dos vândalos entre tantos outros sobre nomes. A anarquia e a falta de respeito fugiu tanto do controle que, a própria Paróquia, fez a retirada da berlinda com a imagem da Santa do local e conduziu para a Igreja Matriz. As pessoas que costumavam visitar o que tínhamos como ponto turístico, já não fazem mais, nem mesmo durante o dia principalmente ao entardecer, quando a visão paisagista é um espetáculo à parte. A dominação dos maus feitores tem sido maior que a preocupação dos guardiões do monumento religioso, que parecem ignorar o que está acontecendo, e não dão a mínima importância para os fatos.
Em conversar com pároco Valdecyr Santana, nosso equipe obteve a informação do Projeto a ser apresentado à comunidade e autoridades constituídas, pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Segundo o Vigário, a situação é vista com muita preocupação por todos esses atos, a depredação estão acontecendo em um local que é de todos e que mesmo tendo um aspecto religioso nunca inibiu as ações e atitudes dos vândalos.
Estivemos ainda em contato com o Prefeito Junhão, que falou da disponibilidade que sempre foi colada e a parceria mantida entre a prefeitura e paróquia. O prefeito ressaltou, que a área da capelinha tem constantemente recebido a atenção da Secretaria de Obras fazendo o trabalho de roçagem e capina da área, e que em sua administração nunca mediu esforços para manter o prédio conservado através de reparos e pinturas. O Gestor entende que está complicado conter o avanço de violência no município, e ressalta que o suporte de apoio as polícias tem sido relevantes, no sentido das condições de trabalho através da contra partida do município. O prefeito nos informou, que através das secretárias de Meio Ambiente e Agricultura, foram plantadas mais de 300 mudas de ipês por toda a cidade, inclusive na capelinha, sendo que em menos de uma semana foram necessário fazer a reposição novamente porque muitas mudas foram arrancadas dos locais plantados.
O cidadão ouremense já não aguenta ser refém da violência em todos os aspectos no município. Está na hora de juntos dá um basta na violência agindo de maneira solida, punindo os que destroem, fortalecendo os que ajudam a construir, elaborando projetos emergenciais sem esperar que o telhado cai para cobrir de novo. Precisamos de políticas públicas voltada a segurança do povo. Precisamos não permite que o pouco que nos resta de história seja apagada pela omissão.

Por: Paulo Bragança
Fonte: Site Ourém News
Postagem: 04/04/2016

#FAÇA SUA DENÚNCIA  


Enviado pelo Face/Beatriz Souza
30 de março às 23:01

Como cidadã da cidade de Ourém, preciso falar. Ourem ja foi uma cidade onde os cidadãos de bem eram livres, hoje somos reféns de verdadeiros ladrões mirins. Eu que resido na travessa Joaquim Dionísio juntamente com minha mãe, temos sofrido constantes "visitas" de um elemento menor de idade tentando adentrar nossa residência. Menor de idade esse conhecido como "Lucas ou Luquinha" que ja causou vários furtos e problemas pra outros moradores da cidade. Ja foi varias vezes levado pra belem e em pouco tempo volta a aterrorizar os moradores. Nesta quarta feira as 18:00 esse tal Lucas em mais uma de suas tentativas de entrar em minha casa. Foi surpreendido pela minha mae na janela de um dos quartos, na maior cara de Pau.... Minha mae que se encontrava sozinha neste momento, chegou a passar mal devido problemas de pressão. Nada foi levado, mas ate quando vamos viver com medo e trancadas em casa, sendo que nem uma janela se pode deixar aberta. Hoje nada foi levado, mas essa já é a 4 vezes que esse elemento tenta entrar em nossa residência, vamos ter que esperar ele roubar ou agredir alguem pra serem tomadas providências? Ele é de menor, e por causa disso vamos ter que virar reféns de um moleque? Roubou, atentou ao pudor de um cidadão de bem, não importa a idade é BANDIDO. Vamos lá policia, conselho tutelar, prefeito e povo ouremense. Vamos fazer isso acabar. CHEGA. Espero que meu apelo chegue as pessoas que podem fazer algo. QUEM DEVER ESTAR PRESO É BANDIDO NÃO O CIDADÃO DE BEM.





Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados