Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

De Plantão – Operação do MP combate fraudes em licitações em Capitão Poço

Ourém News.com | 12:30 |


Prefeita alega que o dinheiro pertence ao seu
marido. (Foto: Antonio Silva/Agência Pará)
O Ministério Público do Estado (MPE) apreendeu na manhã desta sexta-feira (1º), U$ 3 mil na casa da prefeita da cidade, Antônia Diana Mota de Oliveira, a Diana Belo (PP). A apreensão integra as ações da operação "Fundo do Poço", que visa o combate em processos licitatórios de obras e serviços do município. Segundo o MP, ela afirma que o dinheiro pertence ao seu marido, o deputado estadual Raimundo Belo e que tem comprovar a procedência do dinheiro.
Além do valor apreendido na casa da prefeita, R$ 23 mil foram encontrados na casa da tesoureira Maria Dinelma Almeida Moura, que também alegou que o dinheiro pertencia ao seu marido. Documentos e HDs também foram confiscados na operação e duas pessoas foram conduzidas até a delegacia local por posse de arma de fogo sem registro e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Diana foi eleita em 2012 com mais de 14 mil votos, que representam 50,97% dos votos válidos. Com o afastamento da prefeita, a cidade deve ser administrada pelo presidente da câmara municipal.Afastamento
Em 2014, a Justiça do Pará havia cassado o mandato da prefeita de Capitão Poço, nordeste do estado. Segundo o juiz substituto Luiz Gustavo Cardoso, a prefeita Diana Belo havia utilizado de forma indevida do seu poder administrativo para espalhar material de campanha pela cidade.

Condenada por improbidade administrativa, Diana teve afastamento imediato decretado pela justiça, que também a considerou inelegível por três anos e aplicou multa de três salários mínimos pelo crime.
Operação
A operação é coordenada pelo Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e à Corrupção (NCIC), com apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de policiais do Gabinete Militar do Ministério Público.
As buscas e apreensões no município de Capitão Poço foram realizadas na prefeitura, na casa da prefeita Antônia Diana Mota de Oliveira Belo, na empresa D. Informática e Papelaria – de propriedade da prefeita e nas residências: do secretário municipal de Administração, Manoel Antônio de Jesus Cunha; do presidente da Comissão de Licitação, Osias Freitas Barroso; da ex-secretária de Educação, Maria José Bento da Rocha e; da tesoureira municipal Maria Dinelma Almeida Moura.
Ocorreu também busca e apreensão na sede da empresa Higiben Serviços Ltda, localizada em Paragominas.
Participam da Operação “Fundo do Poço” o procurador de Justiça Nelson Medrado (coordenador do NCIC) e os promotores de Justiça Milton Menezes (coordenador do Gaeco), Harrison Bezerra, Francys Lucy Galhardo, Marcela Castelo Branco, Bruno Beckembauer e Aline Janusa.
Fonte: www.g1.globo.com/pa
Postagem: 01/04/2016






Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados