Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque: Alunos do SESI vão apresentar projetos na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá

Paulo Arthur | 11:54 |

Alunos do SESI vão apresentar projetos na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
Alunos do SESI vão apresentar projetos na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
Dois projetos desenvolvidos por alunos da Escola Visconde de Mauá, do Serviço Social da Indústria (SESI), foram selecionados pela IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (FECEAP). O evento vai acontecer no período de 21 a 23 de setembro, no Monumento Marco Zero do Equador. Os trabalhos que obtiverem melhor desempenho na etapa estadual, ganharão credencial para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Os projetos escolhidos são: “Aproveitamento do caroço de açaí como biomassa” e “Geração de energia elétrica a partir de dínamo instalado em rabetas utilizadas por ribeirinhos”. O primeiro é desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental II: Gabrielly Picanço, Francisca Edina Maciel e Gabriel Pelaes, e é orientado pela professora de Ciências, Jesuene Coelho e coorientado pelo professor de Matemática, Edgar Vieira.
A ideia surgiu a partir da observação sobre o destino dado aos caroços de açaí, depois de seu beneficiamento. O objetivo da pesquisa é propor soluções socioambientais que permitam a utilização desses resíduos para fabricação de tijolos orgânicos capazes de atender indústrias e panificadoras. Isso evitaria que a coleta, o transporte e a destinação final fossem feitos de maneira inadequada, como acontece atualmente.

O projeto “Geração de energia elétrica a partir de dínamo instalado em rabetas utilizadas por ribeirinhos” foi elaborado pelos alunos do Ensino Médio articulado à Educação Profissional (EBEP) Regular, Bruno Alessandro, José  Gabriel e Renata Larissa, orientados pelo professor de Física, Danilo Ramalho, e também coorientado pelo professor Edgar Vieira. O trabalho propõe a instalação de pequenos geradores no eixo principal das rabetas para transformar em energia elétrica e alimentar uma bateria, que, ao ser carregada, seria retirada pelo ribeirinho e utilizada em suas necessidades domésticas.
“Nossos alunos se empenharam bastante na produção dos projetos e agora o trabalho se concentra na preparação para a exposição. Estamos confiantes e desejamos obter bons resultados na Feira”, destacou o professor Danilo Ramalho.
Para a diretora da Escola Visconde de Mauá, Valena Calandrini, a seleção dos trabalhos demonstra as habilidades que os alunos do SESI AP desenvolvem na área da ciência e tecnologia. “A escola se propõe a promover atividades que estimulem os estudantes para o desenvolvimento do saber. Ficamos muito satisfeitos com os projetos elaborados, porque mostra que essas crianças e adolescentes são capazes de vivenciar experiências de construção de novos conhecimentos por meio de propostas inovadoras”, pontuou a diretora.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados