Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque - 79 municípios paraenses estão fora do Mapa do Turismo Brasileiro

Ourém News.com | 04:27 |


Mais da metade dos 144 municípios paraenses, exatamente 79, não fizeram adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro 2016, do Ministério do Turismo. Na última segunda-feira, 6 de março, a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur/PA) promoveu a oficina “Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2017”, com os gestores de 20 secretarias de turismo dos polos Belém, Marajó e Baixo Tocantins, para instruir sobre a importância de adesão ao mapa.

“Nenhum município poderá receber recursos financeiros do Ministério do Turismo sem fazer a adesão ao termo do Mapa do Turismo Brasileiro. O nosso desejo é que os municípios estejam organizados e planejados para receberem este recurso”, destacou Adenauer Góes, secretário estadual de turismo, durante a abertura do evento.
Ele explicou aos participantes que o termo não custa dinheiro para o município, custa organização. Isso significa dizer que, no momento em que o sistema (Sincov) é aberto para adesão – geralmente ocorre no mês de junho –, os técnicos da secretaria fazem a inserção dos dados constantes na documentação previamente fornecida à Setur/PA, pelo gestor do município. “Buscamos alinhamento das políticas públicas do turismo nas esferas federal, estadual e municipal, para isso é preciso planejamento, compromisso, comunicação, agilidade, parceria, proatividade, identidade do turismo como atividade econômica”, frisou Góes.
O participante da oficina, Walber Monteiro, Secretário de Cultura, Desporto e Turismo do município de Oeiras do Pará, mostrou muito interesse em cada detalhe do que foi explanado. “Todo este conhecimento é muito importante, nosso município já esteve no Mapa do Turismo Brasileiro, e estou aqui para aprendermos a fazer esta adesão que é relevante para nosso município retornar ao mapa”, destacou.
A Diretora de Políticas para o Turismo da Setur/PA, Fátima Gonçalves, explicou que a oficina ocorrerá em todos os polos do Estado. “A próxima oficina acontecerá nos dias 15 e 16 de março no polo Tapajós, com sede em Santarém, depois iremos divulgar as datas nas demais localidades. A adesão ao termo do Mapa do Turismo é para todos os municípios que se identifiquem com a atividade do turismo e estamos à disposição de todos para ajudar na inserção desses dados”, disse.
Os municípios paraenses que desejam fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro devem apresentar na Setur/PA os seguintes documentos: cópia da LOA (Lei Orçamentária Anual), que apresente destinação financeira para o turismo; documento que comprove a criação da Secretaria Municipal de Turismo; documento de criação do Conselho Municipal de Turismo.
O Mapa do Turismo consolida os destinos e aumenta a qualidade do produto turístico brasileiro, com isso promove o avanço na competitividade. Na quinta edição de 2016, estiveram presentes 2.175 municípios, agrupados em 291 regiões turísticas nas 27 unidades da federação. No Pará, foram 65 municípios que entraram no mapa. Este ano, a Setur/PA tem como meta a adesão de 80 municípios. Para saber quais os municípios que constam no mapa, acesse o site www.mapa.turismo.gov.br.

Por Isa Arnour, Abrajet/Pará

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados