Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque - Escola Padre Ângelo Moretti: um exemplo de superação

Ourém News.com | 07:09 |




N
o último dia 1º de abril, a Escola Estadual Padre Ângelo Moretti deu início as comemorações dos 50 anos de atividades escolares. A comemoração foi celebrada com diversas atividades, tais como gincana, queimada, missa, bolo e outras atividades. A escola, que é referência no município de Ourém, mostra resistência diante das dificuldades estruturais, demonstrando que é possível superar os desafios para se ter uma educação melhor.
“Gosto muito dos professores, mesmo com as dificuldades, como falta de ventilador, eletricidade, lanche incompleto. Todos os funcionários daqui fazem o que podem e o que não podem para nos proporcionar aprendizado e estrutura de qualidade”, conta a aluna nota dez, Paula Vitória Conceição, de 14 anos, do 9º ano, e que pretende cursar medicina.
Com emoção, a professora Lucidea Quadros, que leciona Língua Portuguesa e Artes para cerca de 300 alunos, conta que a escola é a sua vida. “Além de ter sido estudante desta escola, voltei como professora, estou aqui há 25 anos e isso tudo representa minha vida”.
Nas comemorações do aniversário da escola, a professora pesquisou sobre a vida do Padre Ângelo Moretti e montou uma apresentação aos alunos no formato de entrevista para contar a biografia do padre italiano que dá nome ao estabelecimento de ensino.
Atualmente a Escola Padre Ângelo Moretti conta com uma equipe de 30 professores, 2 vigias, 3 serventes pela manhã e 3 serventes à tarde. “É um grande desafio administrar a escola porque não possuímos muros. Isso contribui para nos deixar vulneráveis, estamos numa área de risco”, revela a diretora escolar, Maria Raimunda Siqueira.
Outro ponto desafiador é a manutenção do prédio, pois toda e qualquer mudança na estrutura da escola deve ser autorizada pela diocese do município de Bragança. A reestruturação da escola é imprescindível, pois no passado eram 300 alunos e atualmente são 1.000 mil alunos, dentre crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano.
“A visão da época romântica da escola acabou. Vivemos numa era moderna, atualizada, nossas crianças e jovens estão antenados a tudo e com novos costumes. O uniforme mudou, assim como o comportamento dos alunos também. Nosso desafio é preservar este nome. Apesar de termos outras regras, a essência permanece, assim como o bosque com árvores que representam o ciclo da vida”, destaca a diretora.
Mesmo convivendo com a falta de segurança, pintura antiga do prédio, problemas elétricos e outros mais, diariamente a equipe que compõe a Escola Padre Ângelo Moretti supera esses desafios, com o sonho de que a escola volte a ser a referência não apenas em Ourém, mas em toda a região nordeste do Pará.
Por Isa Arnour


Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados