Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Baú do Esporte - Luiz de Moura: Equipe de Ourém-PA já revelou grandes jogadores e jogou de igual para igual com os maiores clubes do futebol paraense

Paulo Arthur | 10:06 |

Luiz de Moura perdeu para o Paysandu por 2 a 0, na reinauguração da Curuzu, em sua segunda e última derrota dos 13 confrontos contra times profissionais. Da esquerda para direita: Arlindo Matos (Bermuda), Paulão, Almir, Bilon, Celinho, Agnaldo, Edu, Kural, Márcio (Guri), Pelado, Bibiu, Gil, Cosme, Adalto, Paulo Augusto e Preto

Por O Futebolista 

No dia 15 de setembro de 1966, Benedito Miguel da Silva, mais conhecido por seu Bebé, criava a Associação Atlética Beneficiente Luiz de Moura, em Ourém, localizada no nordeste paraense, que hoje comemora o seu 50ª aniversário. Carregando o nome do fundador da cidade, o time aurinegro é respeitado em todo o interior paraense por ser a melhor equipe de futebol amador que, por sinal, jogou de igual para igual com os gigantes Clube do Remo, Paysandu e Tuna.

O Luiz de Moura viveu três gerações que revelou diversos jogadores genuínos da cidade com destaque até no cenário nacional. A primeira geração que veio desde a sua fundação até 1972, foi comandada por seu Bebé e teve como principal time Mário Neri, Alderiquinho, Zeca Ladeira, Natal e Joãozinho; Célio, Marico (Caroba), Manezinho, Everaldo; Sinval e Vanginho. 

Em sua segunda geração, presidida por Raimundo Matos, conhecido como Mundico Matos e comandada por Carlos Augusto Magalhães, apelidado por Carlitinho, de 1975 a 1983, contava em sua onzena com Araci, Zé Maranda, Célio, Escurinho e Elair; Sinval, Darlindo e Paulo Augusto; Haroldinho Pastana, Everaldo e Içá. Esta equipe deu muitas alegrias ao seu torcedor ouremense. Bateu a seleção de Salinas por 3 a 1, venceu também a Seleção de Bragança por 4 a 0, e ainda participou da Copa Arizona, em Belém e o Intermunicipal de 1989, no qual representou Ourém. 

Já em sua terceira fase o time foi comandado por Arlindo Matos, de 1985 a 1995 e contava com um time formado por Denilson, Márcio, Bode, Noca e Arlindo Aissar; Cosme, Bibiu, Adalto e Paulinho; Pimpão e Paulo Augusto. Essa geração trouxe as maiores alegrias ao clube, como jogar como time grande contra as equipes profissionais do Clube do Remo, Paysandu, Tuna e vencer o Izabelense e Bragantino. No Campeonato de Capanema, em 1988, o time aurinegro foi campeão do primeiro turno de forma invicta. 

No ano seguinte foi campeão ouremense de forma invicta. Em 1990 conquistou o bi-campeonato e quatro anos mais tarde voltou a levantar o troféu da competição. Em 1991 foi vice-campeão do Interclubes.

As grandes revelações

A tradição do Luiz de Moura não se estende apenas nos campeonatos conquistados, nas vitórias em times profissionais do estado, mas também por revelar jogadores que estiveram nas principais equipes do estado e até fora do país. Um deles é Paulo Augusto que começou sua carreira como jogador de futebol profissional no Tiradentes, logo em seguida foi contratado pela Tuna, defendeu o Paysandu e por fim o Clube do Remo. Chegou até ser sondado pelo futebol francês, mas a negociação não vingou. Ainda passou pelo futebol amazonense e maranhense. 

Outros que atuaram no futebol profissional que vestiram a camisa do Luiz de Moura, foi o volante Zé Augusto, que passou pelo Paysandu, Clube do Remo e Tuna. Sandro Alberto, mais conhecido como Catita também defendeu o Bicola e jogou no futebol belga. O zagueiro Bilon, que passou pelo Bragantino-PA e Santa Rosa-PA e Sinval que defendeu o Tiradentes. 

Foto: Charles Guerreiro, Paulo Augusto 
e Zé Augusto
Quem vestiu a camisa do Luiz de Moura que teve mais destaque no futebol nacional foi Charles Natali Mendonça Ayres, mais conhecido por Charles Guerreiro. Iniciou sua carreira profissional no Paysandu. Passou pelo Guarani-SP e foi no Flamengo onde teve maior destaque. De 1991 a 1995 vestiu a camisa rubro-negra em 248 partidas e marcou três gols. Em 1992 vestiu a camisa da Seleção Brasileira em quatro oportunidades e também estava no jogo de despedida de Zico. 

Hoje o Luiz de Moura conta com dois times Sub-20 disputando campeonatos em Ourém. Também conta com times amadores em Belém, Macapá e Capanema, ainda revelando jogadores e desfilando toda a sua história em meio século de vivência. 


Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados