Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Giro News - Vacinação contra raiva animal será obrigatória em 14 municípios

Paulo Arthur | 11:04 |


A partir do dia 1º de maio de 2017, a vacinação contra a raiva em herbívoros (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e equídeos) será obrigatória nos municípios de Capanema, Bonito, Quatipuru, Primavera, Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Santarém Novo, São João de Pirabas, Salinópolis, Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa, todos no nordeste paraense. A determinação da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) é mais uma medida necessária para garantir a saúde das pessoas e dos animais.

A decisão de tornar obrigatória a vacinação, que terá duração de 13 meses, a contar de 1º de maio, foi tomada após uma avaliação epidemiológica, que definiu esses municípios como área de risco para raiva em herbívoros. Por isso, “foi adotada a vacinação obrigatória como medida sanitária estratégica, visando atingir o controle da raiva em níveis satisfatórios”, explicou Krisna Tabosa, gerente em exercício do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias no âmbito estadual.

O trabalho de erradicação de focos de raiva animal no Estado, realizado pela Adepará, já chegou ao município de Conceição do Araguaia, na região sul, onde cerca de 30 animais foram vacinados contra a doença em uma propriedade rural. A ação foi realizada por veterinárias e auxiliares de campo da unidade local da Agência. No período de 17 a 22 de abril, mais três propriedades do município receberam a visita dos fiscais.

Vigilância constante - Além da imunização, a equipe capturou morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue e são os principais transmissores da doença), verificou a vacinação dos animais e realizou vigilâncias epidemiológicas. “O trabalho dos nossos agentes vai muito além do acompanhamento da vacinação. São feitas vigilâncias constantes nas propriedades rurais e ações de educação sanitária junto aos produtores, para garantir a sanidade dos animais e a saúde da população", explicou o diretor-geral da Adepará, Luciano Guedes.

A veterinária Polyana Diniz, que acompanhou a vacinação junto com a veterinária Betânia da Silva e os auxiliares de campo Paulo Henrique e Walter Aleixo, informou que as visitas às propriedades visam “continuar com o trabalho de prevenção contra os focos de raiva".

Por Camila Moreira


Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados