Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Agência Pará - Detran já emite Carteira Nacional de Habilitação com QR Code

Paulo Arthur | 18:57 |

(FOTO REPRODUÇÃO)

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CHN) conta com mais um item para evitar fraudes e falsificações: o código QR Code (Código de Resposta Rápida), inserido no documento para garantir mais segurança. No Pará já foram emitidas mais de 06 mil carteiras com a inovação. A inserção do novo código não acarreta custos ao contribuinte.

O velho modelo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de cinco anos. A nova carteira não exige a substituição das CNHs cujo prazo de validade não tenha expirado.

Valter Aragão, coordenador de Planejamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), ressalta que a Carteira Nacional de Habilitação transcendeu sua utilidade primária, que é comprovar que a pessoa é habilitada para dirigir um veículo. Segundo ele, hoje ela é utilizada como documento pessoal de identificação e até na abertura de crédito em bancos e lojas. “Ao mesmo tempo em que cresceu sua utilidade, cresceu o número de falsificações e fraudes envolvendo o documento”, informa.

Em relação ao trânsito, o investimento em tecnologia se justifica para impedir que pessoas não habilitadas conduzam veículos automotivos. “Estas pessoas não passaram por um processo mínimo de avaliação, e estão por aí conduzindo veículos em vias públicas, sabe-se lá em que condições", acrescenta.

Valter Aragão explica ainda que o QR Code também evitará fraudes de motoristas que, por motivos médicos ou psicológicos, não obtiveram a renovação da habilitação. “Muitos acabam se utilizando da fraude para obter o documento e continuar a conduzir”, acrescentou.

Segundo o coordenador, o Detran do Pará vem investindo em tecnologia para melhorar o trânsito com novos mecanismos de segurança, e sem ônus para o usuário. “É importante ressaltar que não haverá nenhum acréscimo no valor final da habilitação. Nós teremos uma carteira de maior qualidade, mais segura, pelo mesmo preço que já é ofertada aos usuários”, garante Valter Aragão.

Aprovação - A assistente social Gizela Vasques, 34 anos, foi ao Detran nesta quinta-feira (11) solicitar a segunda via do documento, pois seu veículo foi  arrombado no dia anterior e os documentos furtados. Ela já recebeu a segunda via com o QR Code inserido. “Eu não sabia desta nova tecnologia, mas aprovo sua utilização para evitar as fraudes e falsificações que estão demais hoje em dia”, declara Gizela Vasques.

O Pará tem 1.288.095 condutores, dos quais 389.589 só em Belém. Em 2016 foram expedidas 335.480 CNHs. Para atender a este público, o Detran está reformando as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Óbidos e Oriximiná, no Baixo Amazonas; Salinópolis, no nordeste, e Marabá e Parauapebas, no sudeste, além do Posto Avançado, localizado na Rua Antonio Barreto, na capital.

Por Márcio Flexa

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados