Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Giro News Ourém - Ourém está entre os municípios que receberam vacinação da febre amarela

Paulo Arthur | 11:48 |

129 municípios do Pará terão vacinação contra febre amarela
(REPRODUÇÃO GOOGLE)
Apesar de um macaco ter sido encontrado morto na Floresta Nacional do Tapajós, em Rurópolis, oeste do Pará e o Instituto Evandro Chagas esta semana ter confirmado que ele fora acometido por febre amarela silvestre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), afirma que até esta semana não foram registrados casos de febre amarela humana no Estado este ano. Porém, para prevenir que uma epidemia se dissemine no Pará, o Ministério da Saúde recomendou à Sespa que 129 municípios paraenses devem disponibilizar a vacina de febre amarela para a população. (leia a relação abaixo). Os municípios ofertam a vacina nas unidades de saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

A recomendação do Ministério da Saúde é que assim que sentir os sintomas da doença, a pessoa procure uma unidade de saúde. Os sintomas da febre amarela se assemelham a outras viroses, como, febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A Sespa também ressalta que não há nenhuma pessoa internada no Pará ou em tratamento de febre amarela. Mesmo assim, a orientação da Sespa, é para que toda pessoa que mora ou vai viajar para regiões rurais ou de mata deve procurar a vacina antes, pois a transmissão da febre amarela ocorre no Brasil entre dezembro e maio. A febre amarela é transmitida pelo aedes aegypti.

As doses podem ser aplicadas a partir dos nove meses de idade ou a partir de seis meses, em situações de surto da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que apenas uma dose da vacina é suficiente para a proteção por toda a vida. Porém, devido ao atual cenário em algumas regiões do País, o MS definiu que são necessárias duas doses para imunização. As vacinas não são recomendadas para grávidas, crianças com menos de seis meses, alérgicos a ovos e pessoas que vivem em áreas sem registro do vírus.


Municípios que terão vacinação contra febre amarela no Pará

Abaetetuba, Abel Figueiredo, Acará, Afuá, Água Azul do Norte, Alenquer, Almeirim, Altamira, Anajás, Ananindeua, Anapu, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bagre, Baião, Bannach, Barcarena, Belém, Belterra, Benevides, Bom Jesus do Tocantins, Bonito, Bragança, Brasil Novo, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Breves, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Chaves, Colares, Conceição do Araguaia, Concórdia do Pará, Cumaru do Norte, Curionópolis, Curralinho, Curuá, Curuçá, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Goianésia do Pará, Gurupá, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Irituia, Itaituba, Itupiranga, Jacundá, Juruti, Limoeiro do Ajuru, Magalhães Barata, Marabá, Marapanim, Marituba, Medicilândia, Melgaço, Mocajuba, Moju, Monte Alegre, Muaná, Nova Esperança do Piriá, Nova Ipixuna, Nova Timboteua, Novo Progresso, Novo Repartimento, Óbidos, Oeiras do Pará, Oriximiná, Ourém, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Paragominas, Parauapebas, Peixe-Boi, Piçarra, Placas, Ponta de Pedras, Porto de Moz, Prainha, Primavera, Quatipuru, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Rurópolis, Salinópolis, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, Santa Cruz do Arari, Santa Izabel do Pará, Santa Luzia do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santa Maria do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, Santarém Novo, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Francisco do Pará, São Geraldo do Araguaia, São João da Ponta, São João do Araguaia, São Miguel do Guamá, São Sebastião da Boa Vista, Sapucaia, Soure, Tailândia, Terra Alta, Terra Santa, Tomé-Açu, Tracuateua, Trairão, Tucumã, Tucuruí, Ulianópolis, Uruará, Viseu, Vitória do Xingu e Xinguara.

FONTE: 

Category: , ,

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados