Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Cultura - Centur já vive o clima do Concurso de Quadrilhas

Paulo Arthur | 10:32 |

FOTO REPRODUÇÃO AGENCIA PARÁ

O Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas é uma das programações mais esperadas pelo público do Arraial de Todos os Santos, organizado pela Diretoria de Interação Cultural da Fundação Cultural do Pará (FCP). Este ano, as apresentações serão realizadas no período de 16 de junho a 1º de julho, sempre a partir das 19h, na Praça do Povo, térreo do Centur, com entrada franca.

Ao todo, 132 quadrilhas de Belém e de vários municípios do interior vão mostrar a força da tradição junina no estado. Serão 119 quadrilhas na categoria adulto e 13 na categoria mirim, que vão mostrar ao público o resultado de meses de preparação, ensaio e dedicação. O concurso premiará as quadrilhas nas categorias melhor marcador, miss caipira, mulata cheirosa, miss mix adulta, miss simpatia, estilista e coreógrafo, entre outros quesitos.

A grande campeã do concurso de 2016, “Folguedos Anarriê”, do bairro da Pedreira, tem 16 anos de atividade e participa do concurso há 10, na categoria adulto. Para este ano, a quadrilha aposta no tema “As Noites de São João” e levará à Praça do Povo um total de 20 casais. “Estaremos representando as noites juninas com um traje moderno, mas sem perder a tradição das roupas coloridas e dos adereços da época. Estamos preparados para fazer um belo espetáculo. Nossa expectativa é trazer ao público um São João animado, pra cima”, comenta o diretor de ensaios Warlei Pantoja.


A quadrilha mirim “Explosão do Amor”, de Igarapé-Miri, rebatizada como “Explosão Junina”, está na estrada há 20 anos e é a atual campeã mirim do seu município, com 12 títulos. O grupo participará pela terceira vez do concurso da FCP, trazendo como tema “Arraial de Todos os Santos”. Dezesseis casais mirins farão as evoluções. “Estamos felizes em poder participar dessa festa, pois é o maior concurso do Estado, além de ser uma oportunidade de podermos nos classificar entre as dez melhores quadrilhas do Pará. O orgulho é imenso para todos nós”, comemora a vice-presidente do grupo, Maria Raimunda da Costa.

O Arraial de Todos os Santos apresenta a síntese da diversidade dos folguedos culturais populares, proporcionando o aconchego, a criatividade, a simpatia, os festejos e a receptividade do povo paraense. Segundo o diretor de interação cultural da FCP, Walter Figueiredo, “são manifestações artísticas que o povo cria, de modo inventivo e primoroso, em um diferente ângulo estético. Uma festa da cultura tradicional com bailados, operetas, bois-bumbás, brinquedos, brincadeiras, cores e sabores”, conclui.

A programação do Arraial de Todos os Santos inicia neste sábado, 10 de junho, às 17h, com a Revoada dos Pássaros, na Casa das Artes (ao lado da Basílica Santuário).

Confira no site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br/) a programação completa do Arraial de todos os Santos e os dias e horários das apresentações das 132 quadrilhas que se apresentarão no Concurso Estadual 2017.

Serviço: XIV Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas – Arraial de Todos os Santos 2017. De 16 de junho a 1º de julho, às 19h. Praça do Povo – Térreo do Centur (Avenida Gentil Bitencourt, 650). Entrada franca.

(Colaboração: Moizes Corrêa, estagiário)

Por Andreza Gomes

Category: ,

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados