Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Futuros PMs do Batalhão de Choque participam de curso de tiro

Ourém News.com | 12:16 |


Policiais militares do Pará e de outros estados, que iniciaram o curso de Ação de Choque da PM no início deste mês, começaram a disciplina Conduta, Manejo e Tiro, nesta quinta-feira (22), com aulas teóricas e práticas para ações específicas de Controle de Distúrbio Civil (CDC) no estande de tiro do Instituto de Ensino de Segurança Pública no Pará (IESP).
Essa é apenas uma das nove disciplinas do curso, que tem ainda Treinamento Físico, Técnicas de CDC, Tática de CDC, Legislação de CDC, Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Manuseio e Uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo. Ao todo, a carga horária é de 280 horas.
“Aqui eles aprendem novas técnicas e a manusear as munições de impacto controlado, como as balas de elastômero (borracha), granadas, gás lacrimogêneo, entre outras”, explicou o coronel Maxwell Matos, coordenador do curso.
O instrutor Raimundo Almeida informa que são trabalhados o fundamento de tiro, a avaliação de prioridade de armamento e a realização do diagnóstico de tiros. “No Batalhão de Choque utilizamos a pistola .40, fuzil 5.56 e a espingarda, usada principalmente para as munições de impacto controlado”, detalhou o sargento, que é formado em armamento e tiro.
“Junto com o ensinamento diferenciado, vamos realizar também testes práticos com os PMs. Durante o curso eles são avaliados sempre, tanto que no início eram 35 alunos e agora estamos com 28. Só ficam os que corresponderem com o ensinamento desse batalhão especial”, ponderou o coordenador Maxwell Matos.
Referência no Brasil, o curso de formação de policiais para atuar no Batalhão de Choque da PM, já acontece desde 1998 e essa é sua nona edição.
Única mulher do grupo, a soldado Cláudia Ribeiro comentou sobre a dinâmica do treinamento. “O curso é bem difícil, trabalha com armamento pesado, mas minha vontade de aprimorar e adquirir esse conhecimento é que me dá força para continuar. Atualmente atuo no canil, mas a intenção mesmo é ficar no Batalhão de Choque”, disse a militar.
O cabo John Piedade é um dos participantes e já pensa em levar o conhecimento que aprendeu no curso para o Grupamento Aéreo, local de trabalho do militar. “Estou aqui para ganhar mais essa especialização e poder servir ainda mais a sociedade”, frisou.
O Curso de Formação de Policiais para o Batalhão de Choque da PM do Pará iniciou no dia 1º de junho e segue até o próximo dia 30 deste mês. A formatura dos oficiais vai acontecer no dia 4 de julho, quando também será comemorado os 25 anos do Batalhão. 
Por Heloá Canali

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados