Recents in Beach

header ads

Galinha caipira é alternativa para merenda escolar em Garrafão do Norte

(Foto: Divulgação)
Ainda em 2017, agricultores de Garrafão do Norte, no nordeste do Pará, devem começar a criar galinha caipira para abastecer a merenda escolar do município com carne e ovos. A idéia é do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que vê na atividade uma ótima alternativa de diversificação para famílias que por ora se baseiam no cultivo de mandioca e na pecuária.
“Estimamos que, só pelos contratos do Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar], os agricultores que criarem galinha possam ter lucro de cerca de 60%. Uma outra opção, complementar, são caprinos”, diz o chefe do escritório local da Emater em Garrafão, o técnico em agropecuária Eronaldo Melo.
A Emater atende regularmente mais de 600 famílias em Garrafão do Norte, que completou 29 anos no último dia 10 de maio. A assistência técnica e extensão rural do governo do estado existem ali desde 1985, quando o município ainda era parte de Ourém.
Outras metas para este ano são a intensificação na emissão de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e a intermediação de crédito rural para projetos de biodiesel em propriedades com plantações de dendê.
“Estamos conversando com o Banco do Brasil sobre a possibilidade de crédito para custeio por meio do Pronaf  [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). De imediato já 10 famílias seriam beneficiadas”, explica Melo.
Fonte: Agência Pará