Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Nova Esperança do Piriá recebe mais de 2 mil atendimentos do Pro Paz Cidadania

Ourém News.com | 05:23 |


Um dos municípios com maior número de pessoas beneficiadas pela Caravana Pro Paz Cidadania foi Nova Esperança do Piriá, que recebeu os serviços nos dias 17 e 18. Na Escola Municipal Professora Maria do Carmo Marques Ribeiro foram realizados 2.207 atendimentos nos dois dias de ação. Nesta quinta, 20, e sexta-feira, 21, a Caravana chega a Garrafão do Norte e depois seguirá para São Domingos do Capim, São Francisco do Pará e Maracanã.
A maior procura foi pelo RG, mas a caravana oferecia também certidão de nascimento, careira social, Id Jovem e atendimento jurídico, tudo ofertado gratuitamente à população. Auricélio Lima de Souza, 30 anos, pode tirar a certidão de nascimento de suas três filhas e disse que não tinha condições de fazer isso sem a ajuda da Caravana Pro Paz Cidadania. “Perdemos por um acidente em casa as certidões e tentei logo ir no cartório tirar, mas pelo valor eu não tinha condições. Estou muito feliz por isso”, comentou.
Os pais da Maria Valentina, de apenas dois meses, puderam registrar a filha e ficaram felizes com a oportunidade. “Não temos cartório aqui em Nova Esperança e os custos de se deslocar a um município próximo são altos. Fico feliz de registrar minha filha”, disse Luciano Meireles, 33 anos.
A caravana também proporcionou que a jovem Juliene Martins, 15 anos, tivesse acesso ao primeiro RG. “Nunca tive RG, apenas a certidão. Aqui no município é bem difícil retirar e eu estou grávida, sem esse documento não poderia frequentar o posto de saúde e fazer meu pré-natal”, argumentou a jovem.
Para a estudante Mônica Vieira, 18 anos, foi dia de conhecer o Id Jovem e já sair de lá com o benefício em mãos. “Adoro ir para shows em Paragominas, agora vou poder pagar mais barato e ir mais vezes”, disse a jovem.
O Identidade Jovem (Id Jovem) é um programa lançado pelo governo federal em parceria com o governo do Estado e operacionalizado pela Fundação Pro Paz, que garante acesso a benefícios como meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, assim como passagens em sistema de transporte coletivo interestadual.
O documento é destinado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, de família com renda mensal de até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e essas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, mais de um milhão de jovens paraenses têm direito ao documento.
Antônio Adauto, de 17 anos, adora ir a eventos esportivos quando pode e ficou surpreso em saber que também teria acesso à meia entrada nesses eventos. "Achei muito legal também chegar a eventos esportivos. Eu sempre vou a shows musicais em Paragominas e agora vou levar o Id Jovem”, disse.
Por Nathalia Petta

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados