Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Devotos de São Benedito celebram a Marujada em Bragança

Ourém News.com | 04:02 |



Em Bragança, no nordeste do Pará, devotos encerram nesta terça-feira (26) a tradicional Marujada em homenagem a São Benedito, padroeiro do município. A festividade, que iniciou no dia 18 de dezembro, termina com a realização da grande procissão.
No início da manhã, uma missa campal foi realizada em frente à Igreja de São Benedito em Bragança. Dezenas de devotos se concentram no local, assim como as comitivas de esmolações - três grupos de "rezadores" que peregrinam com a imagem do santo negro de origem italiana por quase 8 meses pelas casas da região bragantina.
No percurso de 5km do cortejo, uma família de marujos acompanha a procissão com trajes típicos. Outros dois devotos usam roupas do próprio São Benedito, carregando a imagem do menino Jesus.
Em seguida, ao lado da igreja, no salão conhecido como Barraca da Marujada, é realizada a tradicional dança de marujos e marujas.
A imagem é levada pelos devotos até a igreja de São Benedito. Na procissão é usada uma réplica da imagem original de São Benedito, que tem 154 anos.
Marujada
A 219ª edição da festa é promovida pela Irmandade da Marujada de São Benedito com a Diocese de Bragança. A irmandade da Marujada foi fundada em 1798, por 14 escravos africanos que viveram em Bragança. Eles receberam a permissão de seus senhores, na época, para criar a irmandade em homenagem ao seu protetor, São Benedito. Como agradecimento, os escravos dançaram os ritmos da Marujada na casa dos benfeitores.
Fonte:g1.globo.com/pa

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados