Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque – Capitão Poço festeja seus 56º aniversário de emancipação política

Ourém News.com | 11:16 |



O
 Município de Capitão Poço nordeste do Estado, festeja nesta sexta (29/12), 56 anos de emancipação politica. Com a força do povo nordestino a terra da laranja como hoje é conhecido o município pocense, se transformou em poucos anos em um potencial econômico paraense.  
A história do município começa na década de 1950, quando no Município de Ourém foi instalada uma "frente pioneira" que passou a ser chamada de Capitão Poço, após a criação da BR Belém-Brasília, que resultaram na instalação de migrantes, de outras partes do país, em território paraense.
Formação Administrativa
Em dezembro de 1961, foi elevado à categoria de município com denominação de Capitão Poço pela Lei Estadual nº 2 460 (de 29/12/1961), sendo desmembrado de Ourém.

Geografia
Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 02º25'08" sul e longitude 48º09'08" oeste, estando a uma altitude de 73 metros do nível do mar. O município possui uma população estimada em 52.839 habitantes distribuídos em 2 899,553 km² de extensão territorial.

Educação Básica
O índice de Desenvolvimento de Educação Básica é 3,1 (IBGE, 2016), o índice abaixo da média nacional. Atualmente o município de Capitão Poço conta com um número aproximadamente de 1,5 mil alunos matriculados no ensino infantil, 10 mil matriculado no ensino fundamental e 2 mil matriculados no ensino médio (IBGE, 2015)

Agricultura
O município contém uma expressiva produtividade, contendo plantações de Bananas (1,6 t), Coco-da-Baía (14 mil), Laranja (150 mil t), Maracujá (180 t), Pimenta do Reino (2 mil t), Arroz (104 t), Feijão (1,5 mil t), Malva (112 t), Mandioca (54 mil t), Milho (1,1 mil t) e Açaí (35 t). [14](IBGE, 2015).

Pecuária
O município de capitão Poço contém produção pecuária interessante, contando com aquicultura, Bovinos, caprinos, galináceo, mel de abelhas e criação de suínos. (IBGE, 2015).

Comércio
Possui comércio forte, que é responsável por quase 50% do PIB da Cidade.

Pontos turísticos
Santuário Santo Antonio Maria Zaccaria (Igreja Matriz)
Balneários de Águas Cristalinas
Praça da Alvorada
Geladeira (balneário)
Hotel Fazenda Cachoeira
Prainha (localizado na boca nova)

Hoje capitão Poço se destaca também na linha esportiva e cultura, com a formação de inúmeras associações que definiram suas respectivas áreas esportivas assim como também a musicalidade que cresce a cada ano. As vertentes da música começou na explosão do brega, onde o  filho da terra Diogo despontou para o senário nacional abrindo portas para a grande levada de artistas locais alcançarem ao sucesso.
Atualmente Capitão Poço é administrado por João Tonheiro, sendo que a Câmara do Poder Legislativo é composta pelos vereadores,Soiá, Tica Caneta, Simão Mota, Keca, Eleidon Mesquita, Tranquilino, Bin Ladem, João Paulo do Jacamim, Neide do Açaiteua, Miguel Neto, Profª Bié , Ben Hur Rufino, Zé Gatão, Wagner Forte e Andrea Cardoso. A foça politica pocense é composta por dois representantes na Assembleia Legislativa do Estado, deputados Antonio Tonheiro e Raimundo Belo.



Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados