Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Caso Núbia - Upa de Capanema emite nota de esclarecimento rebatendo acusação de negligência

Paulo Arthur | 07:17 |



A diretoria da Upa [Unidade de Pronto Atendimento] de Capanema vem, respeitosamente, após pedido de explicações do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, esclarecer o ocorrido em relação a paciente Nubia de Paula Lima Miranda, de 23 anos de idade, procedente da Vila Tentugal, Município de Santa Luzia do Pará.

A referida paciente foi acolhida no serviço de triagem da UPA no dia 15 de março de 2018, às 05h 03min, acompanhada da sua genitora, Maria das Graças Mendonça de Lima, relatando dor epigástrica, momento em que foi encaminhada ao serviço médico, tendo sido realizada medicação indicada para a sintomatologia ora apresentada, bem como solicitado Hemograma Completo e USG Abdômen Total. E como não houve evolução do quadro, a paciente foi orientada a retornar a UPA em caso de piora dos sintomas.

Contudo, por volta das 20h 30min do mesmo dia [15 de março de 2018] a paciente voltou a esta unidade se queixando de dor abdominal recorrente, sem os exames solicitados, quais sejam, Hemograma Completo e USG Abdômen Total, quando então foi novamente avaliada pela equipe de plantão, tendo sido feita a medicação e mantida em observação, considerando o seu retorno no mesmo dia.

Após a medicação, o quadro da paciente evoluiu com melhora dos sintomas, oportunidade em que foi solicitado novamente os exames complementares não realizados [Hemograma Completo e USG Abdômen Total], com a orientação de trazê-los para compor diagnóstico. Foi então dado alta no dia 16 de março de 2018, às 05h 30min, para a realização dos referidos exames, fundamentais para análise do caso.

Às 10h 30min do dia 16 de março de 2018, a paciente retornou para a UPA com o resultado dos exames para elucidação diagnóstica. Mediante a análise clínica, a paciente permaneceu na unidade devidamente assistida e medicada, sendo iniciada, inclusive, a Antibioticoterapia para possível Laparatomia exploradora.

Diante dos fatos, o serviço de assistência social de plantão, regulação e equipe envolvida desta unidade entrou em contato com o Hospital Maternidade João Pedrosa, todavia, às 16h 45min, momento em que a paciente seria transportada pela ambulância tipo A do município a mesma evoluiu para um quadro clínico grave, ficando impossibilitada de ser removida.

Mediante ao ocorrido, o serviço de regulação interno da UPA solicitou leito de UTI para Belém e região com os seguintes hospitais: H0SPITAL SAUDE CENTER, PRONTO SOCORO MARIO PINOTI, HOSPITAL REGIONAL DE SALINOPOLIS e HOSPITAL SANTO ANTONIO MARIA ZACARIAS, não havendo deferimento das solicitações para o quadro relatado da paciente.

Na oportunidade, deve ser relatado, conforme consta no prontuário, que a paciente recebeu toda a assistência médica referente ao quadro clínico apresentado.

No entanto, às 4h 10min do dia 17 de março de 2018, após intervenção do Prefeito Municipal junto a Secretaria de Estado de Saúde Pública, a paciente foi transferida em unidade de suporte avançado [USA-SAMU] para o Hospital Regional Leste Municipal de Paragominas, devidamente acompanhada do profissional médico quando de sua remoção, ocorrida às 06h 20min do mesmo dia [17/03/2018], via Usa [Unidade de Suporte Avançado], retornando, infelizmente, com a paciente em óbito.

Lamentamos profundamente o ocorrido, pois todos os procedimentos de atendimento da paciente foram feitos em atenção ao protocolo médico e mediante a ferramenta que dispomos. Em todos os momentos, a equipe médica esteve presente, acompanhando-a com presteza e dedicação.

Por tudo e na certeza do dever cumprido, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários sobre o caso, disponibilizando, inclusive, o prontuário da paciente, caso seja solicitado por autoridade devidamente habilitada, tendo em vista ser um documento privado, para fins de averiguação do caso.

Atenciosamente,

Karina Borba da Silva – Diretora Técnica

Drº Andes ken Nagahama - Diretor Clinico

Fonte: www.santaluziaonline.com

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados