Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque - Arrastão dos bois anima programação de aniversário de Ourém

Paulo Arthur | 15:39 |


Nesta sexta-feira (25), à noite, as ruas do município de Ourém, nordeste do Estado, ganham o brilho e a cor de uma das principais manifestações culturais do Estado, o Arrastão dos Bois, uma tradição mantida há mais de 50 anos nas comemorações alusivas ao aniversário da cidade, no dia 29 de maio.  Desta vez, quem ganhará as ruas na programação dos 291 anos de fundação de Ourém serão os bois Lapichincha, Pai do Campo, Geringonça e o boi Flor do Campo.

Segundo Paulo Machado, coordenador do Arrastão dos Bois, a tradição dos bois se mantém na programação do aniversário da cidade, privilegiando, este ano, os bois mais antigos da zona urbana, além do boi Flor do Campo, formado por brincantes das comunidades quilombolas de Ourém. Para o cortejo, cada boi deve levar em torno de 50 brincantes, entre mestres, animadores, músicos e personagens. “Essa festa tem um valor cultural importante por ser uma tradição muito bonita e regada de muita poesia. Alguns municípios que não têm essa tradição. Por esse motivo, não podemos deixá-la morrer”, comentou.

A concentração do Arrastão dos Bois de Ourém será às 19h, com saída da Praça Mestre Cutia (Praça do Terminal), em direção à Praça Magalhães Barata, onde ocorre a apoteose do arrastão com a cerimônia dos mastros de São João e as toadas dos mestres Sales Machado (Boi Lapichincha), Faustino (Boi Pai do Campo), Tuiti (Boi Geringonça), Walter e Francisco (Boi Flor do Campo). Às 21h, haverá show com os artistas da terra, Paulo Bragança, Guru, Ismael Reis, Mafra, entre outros.

Marcha para Jesus


A programação do aniversário da cidade, organizada pela Prefeitura de Ourém, tem início na tarde de hoje (24), com a 6ª Marcha Para Jesus, caminhada que reúne a população evangélica da cidade, com saída da Praça do Terminal, em direção à Praça Magalhães Barata, onde se concentra a maior parte das atrações, e o show do pastor Carlos Cancela, às 21h. No sábado (26), às 21h, quem anima a população ouremense é o cantor Haroldo Reis que fará show no Centro de Convivência da 3ª Idade. E, no domingo (27), a programação será na Orla do Rio Guamá, com os shows de Antônio Marcos e Banda e Luan Kássio e Banda, a partir das 21h.

Festa católica


O encerramento das atividades em torno do aniversário da cidade será na terça-feira (29) quando a cidade de Ourém completa 291 anos de fundação e 256 anos de emancipação. A programação inclui missa campal em frente à Praça Magalhães Barata, às 19h, com fogos de artifício e bolo. Na sequência, a população segue em procissão até a Praça da Matriz, finalizando as comemorações com show católico das Irmãs Pequeninas do Maranhão. “A edição deste ano foi pensada para envolver toda a população, desde os católicos aos evangélicos, além de crianças, jovens e idosos”, reforçou Sérgio Arnour, titular da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Sejucult).

Igarapés para relaxar


Distante 180 km de Belém, a cidade de Ourém reserva inúmeros igarapés e balneários que são excelentes pontos de parada a quem deseja aproveitar as belezas da região, refrescando-se nas águas cristalinas e geladas que esses braços de rio oferecem. Entre os igarapés localizados no centro da cidade, destaca-se o igarapé da “Tia Loira”, de águas esverdeadas, e o Igarapé das Pedras, uma espécie de fazenda com infraestrutura de hospedagem em chalés, além de restaurantes, piscina e passeios a cavalos, e o sítio Luarlindo, também na sede da cidade.

Outra opção é o balneário Aracu, a 5 km da cidade, na rodovia PA-121, que dispõe de restaurante com comidas regionais, onde os carros chefes são os peixes regionais e a galinha caipira, além dos balneários Vale do Guamá, na Vila do Furo Novo; Caeté, na Vila Arraial do Caeté; e o do Bode, na região do Rio Grande.

Por Julie Rocha

Category: ,

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados