Amparado pela Constituição Federal Capítulo V - da Comunicação Social *Art. 220
DownLivre
Notícias
Loading...

Em Destaque – Ourém um dos mais acolhedor município paraense

Ourém News.com | 20:14 |




O
urém é um município brasileiro, do nordeste do estado do Pará, que tem uma população estimada através do senso de 2016 com cerca de 17.237 habitantes.
Possui uma área de 602,5659 km², sendo que faz fronteira com os município de Capitão Poço, Bonito, São Miguel do Guamá e Santa Luzia do Pará.
O município localiza-se à 182 quilômetros da capital paraense. A rodovia de acesso, a PA-124, encontra a BR-316 na altura do quilômetro 142 e está em perfeitas condições, o que garante uma viagem de até duas horas e meia em carro próprio. Do Terminal Rodoviário de Belém saem, diariamente, dois ônibus com destino ao município, além de vários outros transportes alternativos.

Conhecida como “A Pérola do Guamá”, o município de Ourém, encanta não somente por suas belezas naturais e igarapés de água cristalina, como também pela simplicidade e acolhimento de seu povo.
Dados históricos apontam que um pequeno povoado, fundado por famílias açorianas no século XVIII, foi formador de várias outros povoados, sendo que se transformou hoje em um município com grande potencial turístico, ainda inexplorado, através de politicas voltadas para esse engrandecimento.

Ao chegar em terras ouremenses vindo pela BR 316, o visitante recebe um cartão postal e tanto, tendo assim uma prévia natural  de que será agraciado. Com a divisa do município vizinho do Bonito, a ponte sobre o rio Caeté batiza o marca inicial da cidade. Assim Ourém de imediato apresenta sua riqueza com muitas opções de banho, afirmando porque é titulada de, “paraíso dos igarapés”. Existem mais de 12 igarapés, todos com água cristalina filtrada pela jazida de seixo existente em Ourém, a maior do Pará. A cidade tem o privilegio de ser banhada pelo lendário rio Guamá, que desliza suavemente, marcando a divisa com o município vizinho de Capitão Poço.
Como atração turística nossos visitantes podem desfrutar das belezas do balneário igarapé das Pedras, na sede, que é banhado pelo o igarapé Cafeteua. Ainda banhado pelo mesmo igarapé, hoje temos o sitio Lauar-Lindo, na sede,  com ambiente formidável, além de disponibilizar aos visitantes um museu cultural com acervo muito rico. Destacamos ainda balneário da Tia Loura, na sede, uma verdadeira piscina natural. O balneário Vale do Guamá, na vila Furo Novo, que oferece aos visitantes uma grande riqueza natural às margens do rio Guamá.

Como riqueza cultural, temos o Festival da Canção Ouremense, o mais antigo festival em atividade do Brasil, que acontece no penúltimo final de semana do mês de julho, na concha acústica do Complexo Cultural e Turístico de Ourém, às margens do rio Guamá, construída especificamente para esse fim. O festival acontece desde 1983, e reúne os maiores compositores, músicos e intérpretes da música paraenses. Começou com a iniciativa de um grupo de jovens do município, e atrai artistas de todo país. Durante os três dias de competição, realizada na concha acústica, a cidade recebe cerca de 10 mil visitantes.

A concha acústica  símbolo da cultura ouremense, foi construída em 2002 e se transforma em palco, durante o ano todo, para as diferentes manifestações regionais, como bois-bumbás e cordões de pássaros. Hoje a concha esta recebendo melhorias estruturais, mediante a grandeza das apresentações que fizeram com que o espaço físico se tornasse pequeno para as apresentações.

Marca forte do povo ouremense é a religiosidade. A igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1939 no estilo gótico, é palco de duas grandes festividades anuais: a festa da padroeira e a de São Benedito. O Círio de Nossa Senhora da Conceição acontece sempre no terceiro domingo de agosto, com saída da capelinha, o ponto mais alto da cidade, percorrendo as principais ruas até chegar à matriz. As homenagens a São Benedito são feitas no dia 24 de dezembro e reúnem visitantes dos municípios vizinhos.
A economia de Ourém é baseada na exploração de seixo, brita e areia. A produção de seixo é a maior do Estado, chegando a mais de 700 metros cúbicos por dia, e é responsável pelo abastecimento da capital paraense. Além disso, 60% da população ouremense vivem da agricultura familiar e outros sobrevivem com as olarias.
Parabéns Ourém, pelos seus 259 anos de fundação e 256 anos de emancipação politica.
Fonte: Wikipédia/ atualizado por: www.ouremnews.com

Category:

ANUCIE CONOSCO AQUI VOCÊ É VISTO:
O único site do município de Ourém, Entre contato com o departamento comercial (91) 981575643 ou pauloprosarte@hotmail.com

Recados