Recents in Beach

header ads

Famep, Setur, Associações e Consórcios Regionais reúnem para debater sobre Turismo no Estado





T
odas as Associações e Consórcios Regionais estiveram hoje (20), na companhia da equipe técnica e jurídica da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e da Interlocutora Estadual da Secretaria de Turismo (Setur), Katia Barros, na sede da Famep, debatendo sobre a nova proposta do Programa de Regionalização do Governo Federal. A interlocutora do Programa falou sobre a importância dos Conselhos Municipais de Turismo e relacionou as etapas para a implantação do mesmo nos municípios, definindo ainda com a Federação e as Associações, o cronograma de seminários que a Secretaria irá realizar em diversas regiões do Estado.
Anteriormente, o presidente da Federação, Nélio Aguiar, debateu o tema com o secretário da Secretaria Estadual De Desenvolvimento Econômico, Mineração E Energia (Sedeme), Iran Lima e o com o secretário de Turismo, André Dias. Onde ficou estabelecida a parceria da Federação com as secretarias e o Governo do Estado, o que motivou a reunião desta quarta-feira com as Entidades Regionais. O encontro foi muito produtivo para que as Entidades pudessem tirar dúvidas e compreender melhor a importância da implantação dos Conselhos nos municípios, bem como, os avanços que o Estado teria através da participação e engajamento dessas regiões. Ainda foi discutida a possibilidade da criação de uma Lei Estadual de Turismo.
O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) é organizado pelo Ministério do Turismo e tem como objetivo aperfeiçoar a articulação com as 27 unidades da Federação e promover o intercâmbio de atividades, como a atualização do Mapa do Turismo e o fortalecimento das instâncias de governança regionais. O PRT define diretrizes que orientam sobre as metas para estruturação de destinos, a qualificação e a diversificação da oferta turística do país. Os eixos estruturantes do PRT incluem, ainda, empreendedorismo, infraestrutura, posicionamento de mercado, captação de investimentos, qualificação profissional e informação a visitantes. E no último levantamento, o Pará inclui 129 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.
REGIONALIZAÇÃO - Lançado em 2004, o programa tem como objetivo estruturar destinos e qualificar a oferta turística nacional. Seus eixos incluem ainda empreendedorismo, infraestrutura, posicionamento de mercado, captação de investimentos, capacitação profissional e informação a visitantes.
Participaram do encontro, o Coordenador Técnico da Famep, Francisco Oliveira, o assessor jurídico da Famep, Rafael Titan, a assessora da Diretoria Executiva da Famep, Ana Izabel Pantoja, os representantes do Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (Coimp), da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém- Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut), da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan), da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AmatCarajás), do Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei) e da Associação de Municípios do Nordeste Paraense (Amunep).

Por: Assessoria de Comunicação/FAMEP