Recents in Beach

header ads

Jejuar para quê? Breve Mensagem do Evangelho do Dia



"Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?"
MENSAGEM:
Os fariseus questionavam os discípulos sobre o não cumprimento do preceito do jejum. Então, com firmeza, lhes apresentou a razão mais profunda que dá sentido a essa prática religiosa (e terapêutica).
O sentido do jejum não é martirizar o estômago; não é passar fome; não é nos causar sofrimento físico; não é promover o nosso mal-estar; não é uma prática masoquista! O sentido do jejum, por motivo religioso, transcende o físico.
O verdadeiro sentido do jejum é fazer-nos tomar consciência da nossa dependência, pequenez, fragilidade, vulnerabilidade... Que nos abre para a comunhão com Deus e o reconhecimento dos outros que participam da nossa mesma condição existencial.
A meta do jejum não é outra que favorecer a nossa comunhão com Deus e com os irmãos. O jejum que não nos leva a amar mais a Deus e os outros, é estéril. O jejum não é para o estômago, mas para a mente! 
É por isso que há muitas formas de jejuarmos! Onde houver excesso, alí jejum é bem-vindo! Quais excessos? Cada um deve analisar-se! 
(Dom Antônio de Assis, SDB - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém)

Postar um comentário

0 Comentários