Recents in Beach

header ads

Reflexão - Quem serve brilha!!!


BREVE MENSAGEM DO EVANGELHO DO DIA (Mt 20,17-28)
"Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos." (Mt 20,26-28)
MENSAGEM:
Jesus educa seus discípulos para que assumam a vocação ao serviço, uma vez que Ele próprio veio para servir! A vida é Serviço! E todo autêntico serviço deve ser expressão de amor para com os outros. 
O termo "Serviço” para a teologia cristã, tem sua origem na consciência de servo que é aquele que reconhece o seu Senhor! Por isso Jesus, reconhecendo a Deus Pai como aquele que o envia assume a atitude de servo (cf. Fil 2,6-8).
Para a espiritualidade cristã o verbo servir designa a totalidade das nossas atitudes de fé e amor em relação a Deus e ao próximo. Do Amor a Deus e ao próximo deriva um conjunto de atitudes, gestos, sentimentos, pensamentos, palavras e iniciativas... Tudo isso é serviço!
Portanto, servir a Deus é oração, adoração, meditação, contemplação, obediência... Amar o próximo é Serviço que se traduz em gestos e atitudes de acolhida incondicional, promoção da justiça, defesa, proteção, alimentação, cuidado, educação, escuta, acompanhamento... iniciativas diversas! 
Servir é a condição fundamental para vivência do sentido da vida! Somos seres serventes! O servir nos distingue como pessoas maduras e crentes! “Servir” é superação da prisão da egolatria! Servir é gesto de liberdade e responsabilidade; servir é des-concentrar-se; servir é des-envolver-se, servir é abrir-se!
Quem ainda não aprendeu a servir é porque ainda não reconhece o seu senhor e por vive encapsulado em si mesmo! Vive na escuridão! Por isso, Jesus nos alerta: "brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.» (Mt 5,16). Quem serve é feliz e brilha!
(Dom Antônio de Assis, SDB - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém)

Postar um comentário

0 Comentários