Recents in Beach

header ads

No dia em que Tiradentes é lembrado, você conhece a história dele? Confira o resumo!

Considerado um herói nacional, Joaquim José da Silva Xavier, mundialmente conhecido como Tiradentes, lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal.
Na época povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole e o Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território. Nas regiões mineradores, os impostos pagos sobre o ouro causavam revolta na população.
Foi então que junto com outras pessoas, Joaquim formou o movimento da Inconfidência Mineira. Como ele era bom de oratória e facilidade de liderança, ele acabou se tornando líder do movimento que pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Todos que faziam parte do movimento foram julgados em 1792. Alguns ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Com poucas influências econômicas e políticas, Tiradentes, foi condenado à forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Solenidade comemorativa ao Dia de Tiradentes
A Polícia Militar do Estado do Pará vai realizar, na próxima segunda-feira (22), às 10 h, a solenidade comemorativa ao Dia de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil. A cerimônia ocorrerá no quartel do Comando-Geral da PM, na Rodovia Augusto Montenegro, KM-08, distrito de Icoaraci, em Belém.
O evento será presidido pelo governador Helder Barbalho, entre outras autoridades.
Haverá entrega da Medalha do Mérito Tiradentes, em reconhecimento a diversas personalidades civis e militares.

Postar um comentário

0 Comentários