Recents in Beach

header ads

Ourem comemora o dia da Consciência Negra no Mocambo



Destaque –. No início da noite realizou-se o concurso que escolheu a Miss Beleza Negra e a Miss Quilombola 2019, com a participação de belas jovens do lugar.


M
ilhares de pessoas participaram das comemorações do Dia da Consciência Negra na Vila Quilombola do Mocambo, situada a 5 Km. da sede do município de Ourém no nordeste do Estado. A programação aconteceu a partir do início da tarde quando a Associação dos Moradores da localidade, presidida pelo Sr. Mauro do Sindicato, deu início aos eventos, que contaram com a participação de alunos e graduados de Curso de Dança da Universidade Federal do Pará, que apresentaram danças e rituais voltados à cultura negra, abordando temas relacionados à resistência contra todas as formas de discriminação e contra a comunidade afro-descendente. As mulheres da vila apresentaram a "Ciramba da mulher quilombola", dança que explora as tradições culturais da comunidade e resgata valores da mãe África. A novena cantada e rezada pelos habitantes do lugar foi um dos momentos mais emocionantes.
Crianças da Escola Municipal Maria Epifânia dos Santos, instalada na comunidade e de outras escolas do município, fizeram apresentações culturais, declamaram poesias e danças que exploraram a cultura negra. No início da noite realizou-se o concurso que escolheu a Miss Beleza Negra e a Miss Quilombola 2019, com a participação de belas jovens do lugar.
Em seguida foi aberta a solenidade oficial de entrega de equipamentos para a vila, com a presença do prefeito municipal Junhão, do vice-prefeito Almir Serra, secretários municipais e vereadores. Na oportunidade foram entregues uma ambulância semi-UTI, pá mecânica, trator e uma van que ficará a serviço da comunidade. As benfeitorias foram adquiridas com recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-deputadovfederal Wladimir Costa, que compareceu acompanhado da deputada estadual Renilce Nicodemos e grande comitiva.
Durante a solenidade foi apresentadas as autoridades e o Parabéns a Você e cortado um vistoso bolo que média cerda de 5 metros de comprimento.
As autoridades se pronunciaram antecedidas pelas boas vindas proferidas pela professora Maridalva Santos, que fez um emocionado discurso de resistência e valorização da cultura e das tradições quilombolas.
Em seguida se pronunciaram o presidente da Associação dos Moradores, a vereadora Eve Potiguar, o secretário municipal de meio ambiente, Sr João vc Gomes da Silva e o vice-prefeito Almir Serra.
No palco principais se pronunciaram o Prefeito Junhão e o ex-deputado Elas, que falou de sua trajetória política e de suas origens, mencionando que é filho de uma mulher negra e que se orgulha disso.
No encerramento da oratória a palavra foi concedida à deputada Renilce Nicodemos, que falou de sua atividade parlamentar e agradeceu pelos votos recebidos em Ourém.
As autoridades e todos os presentes visitaram a exposição montada para ilustrar o evento e testemunharam a entrega oficial de todos os equipamentos, cujas chaves foram entregues ao prefeito municipal.
Posteriormente foi servido um jantar para as autoridades, na localidade do Furo Novo e realizado um show musical com artistas da região.

Por: Jofrey Gemaque














DIRETOR GERAL 


Postar um comentário

0 Comentários